Saúde

  • Início •
  • Blog

"Nós já estamos vivendo um período extremamente crítico", alerta Ana Jovina sobre casos de síndromes gripais em crianças

Da redação

16/05/2024


Em entrevista ao Jornal da Fan nesta quinta-feira, 16, a presidente da Sociedade Médica de Pediatria, Ana Jovina, alertou sobre o crescimento do números de crianças com casos de Síndromes Respiratória Aguda Grave nos hospitais pediátricos e nas Unidades Básicas de Saúde em Sergipe.

“Nós já estamos vivendo um período extremamente crítico em relação a superlotação de hospitais e sobrecarga de profissionais de saúde”, afirmou a pediátrica. O aumento de casos de crianças com síndromes gripais ocorre devido a queda das temperaturas e instabilidade climática, a qual afeta os grupos mais vulneráveis. Isto, inclusive, já exige novos leitos para tratamento nas unidades de atendimento.

 “A gente já está tendo hospitais, urgências, precisando restringir os casos mais leves para dar conta dos casos mais graves que estão lá dentro, até conseguir espaço físico para colocar as crianças. As UTI’s estão superlotadas , já foram abertos novos leitos, mais leitos de semi intensiva. A situação está muito complicada”, alertou Ana Jovina.

A presidente da Sociedade de Pediatria reforçou a necessidade dos cuidados básicos nesta época do ano, principalmente com as crianças recém-nascidas ou que apresentam comorbidades. Além disso, Ana Jovina reforçou a importância da vacinação para o controle das síndromes gripais. 

“ A cobertura vacinal da vacina da gripe está baixíssima, tanto que o Ministério da Saúde já ampliou para todas as faixas. No entanto, menos de 40% das nossas crianças tomaram a vacina contra  gripe, que protege contra Síndromes Respiratória Aguda Grave. Precisam vacinar nossas crianças. Vacina, se alimentar bem, não mandar criança doente para escola e não expor criança menor de 6 meses de idade”, ressaltou.

De acordo com o Governo de Sergipe, só no mês de abril  o Hospital da Criança, que atua como urgência pediátrica, realizou 4.331 atendimentos, quase 400 casos a mais em comparação ao mesmo período do ano passado.

Já em Aracaju,  no mês passado a prefeitura também  registrou crescimento nos casos de síndromes gripais. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde,  iniciou, a partir desta quarta-feira, 15, um plano de contingência em dez Unidades de Saúde da Família (USFs), contemplando todas as regiões da capital.   Dessa forma, usuários que apresentarem sintomas leves de síndromes gripais devem procurar uma das Unidades de Saúde da Família de referência destes casos.

De acordo com a gestão da saúde do município objetivo é diminuir o fluxo de pessoas com sintomas leves nos hospitais para que possam atender as pessoas em estado mais grave das síndromes gripais em um tempo menor de espera.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1