Saúde
- Início •
- Blog
Síndromes Gripais: USFs de Aracaju passam a integrar plano de contingência; saiba quais
Da redação
09/05/2024
A partir da próxima quarta-feira, 15, dez Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju irão integrar o plano de contingência no atendimento médico para síndromes gripais.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos Mota, as unidades servirão como uma espécie de retaguarda para desafogar os hospitais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte) em relação a casos leves de síndromes gripais.
Segundo a SMS, os sintomas costumam variar de pessoa para pessoa e a atenção deve ser redobrada ao indicar coriza, dor de cabeça, febre baixa ou moderada, fadiga leve, tosse leve ou moderada, dores musculares ou corporais leves, dentre outros.
Ao apresentar estes sinais, a população pode procurar as Unidades de Saúde da Família de referência às síndromes gripais. Das 7h às 18h30, as Unidades de Saúde da Família (USFs) que farão este acolhimento são Augusto Franco (bairro Farolândia), Geraldo Magela (bairro Orlando Dantas), Ministro Cavalcante (bairro Jardim Esperança), Edezio Vieira (bairro Siqueira Campos), Cândida Alves (bairro Santo Antônio), Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte), José Machado (bairro Santos Dumont) e Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário).
Outras duas unidades funcionarão em horários diferentes. São elas: das 7h às 16h30, a USF João Bezerra (bairro Mosqueiro); e das 7h às 15h30, a USF Celso Daniel (bairro Santa Maria). Já no Centro de Atendimento e Triagem de Síndromes Gripais, o horário de funcionamento é das 7h às 18h30.
O momento de escolher uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou uma urgência para atendimento médico por conta das síndromes respiratórias depende do nível de adoecimento em que a pessoa se encontra.