Saúde
- Início •
- Blog
“A gente precisa continuar a vacinação”, cardiologista desmente suposta relação entre imunizante da covid e infarto de pessoas jovens
Da redação
15/02/2024
O médico cardiologista e diretor técnico do Hospital São Lucas, Leonardo Baumworcel, participou ao vivo do Jornal da Fan, da rádio Fan FM, na manhã desta quinta-feira, 15, e desmentiu que exista qualquer relação entre a vacina da covid e um suposto aumento de infartos em jovens.
“Não tem nenhuma evidência que a vacina vai causar nenhuma outra doença. A vacina que a gente usa aqui no Brasil é segura e a gente precisa continuar a vacinação do Covid-19”, alegou.
O médico foi além. “A gente precisa continuar todo o programa de vacinação brasileiro, é um programa de vanguarda, a gente teve índices de saúde, relacionados à vacinação, muito satisfatórios, melhores do que vários países desenvolvidos
O cardiologista ainda aponta que a disseminação dessas informações falsas acabaram prejudicando o sistema de saúde no Brasil. “Por causa desses rumores, as pessoas começaram a vacinar menos os seus filhos e a gente tem chance de uma retomada de doenças, que estavam controladas”, lembrou.
“Precisamos continuar fazendo a vacinação do Covid, sim, são vacinas seguras e não tem nenhuma evidência científica que elas podem estar causando esse suposto aumento de infartos, ou câncer. Não tem nenhuma evidência neste sentido até o momento”, reforçou.
O cardiologista ainda apontou que, ao invés de se preocupar com esses rumores, a população deveria prestar atenção à prevenção de outras condições que, sim, comprovadamente levam a problemas cardíacos, como obesidade, uso de álcool e cigarro.
Confira a entrevista na íntegra abaixo.