Nacional
- Início •
- Blog
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto é preso em flagrante pela PF durante operação
Da redação
08/02/2024
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, foi preso em flagrante pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 8, em Brasília, por posse ilegal de arma.
A detenção ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em um dos endereços de Valdemar, dentro da Operação Tempus Veritatis, que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-ministros e ex-assessores no planejamento de um golpe de Estado e da invalidação do resultado das eleições de 2022.
Segundo informações do portal G1, a arma encontrada no local estava irregular, com a documentação vencida e registrada no nome do filho de Valdemar. Ainda não há informações sobre a manutenção da prisão ou a liberação mediante esclarecimentos.
Mais cedo, a sede do Partido Liberal, em Brasília, também foi alvo de buscas.
Operação Tempus Veritatis
Pela apuração sobre a tentativa de golpe de Estado, foi identificada uma minuta golpista que previa a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de acordo com o G1.
As informações embasaram a operação deflagrada nesta quinta-feira. O ex-presidente, Jair Bolsonaro, teve o passaporte apreendido pela PF e foi proibido de falar com investigados.
Após receber a minuta do golpe através de Filipe Martins, assessor preso na operação desta quinta-feira e Amauri Feres, que é alvo de buscas, Bolsonaro teria pedido a retirada dos nomes de Pacheco e Gilmar e a solicitado a manutenção de trecho que previa a realização de novas eleições.