Nacional
- Início •
- Blog
Carlos Jordy, deputado líder da oposição na Câmara, é alvo de buscas da PF na Operação Lesa Pátria
Da redação
18/01/2024
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados, é um dos alvos da 24ª etapa da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quinta-feira, 18, pela Polícia Federal (PF).
Nessa etapa, o foco é a identificação dos mentores intelectuais e responsáveis por planejar, financiar e incitar os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.
A PF cumpre dez mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – oito no Rio de Janeiro e dois no Distrito Federal. Na capital federal, um dos mandados foi cumprido no gabinete do parlamentar na Câmara.
Motivação
Em mensagens obtidas pela Polícia Federal, foram apontados indícios da ligação de Carlos Jordy com Carlos Victor de Carvalho, que organizou manifestações e bloqueios em Campos dos Goytacazes (RJ).
Na conversa, que ocorreu em novembro de 2022, o deputado foi chamado de “meu líder” e mencionado como pessoa com “poder de parar tudo” por Carlos Victor.
Na época, acampamentos golpistas começaram a ser montados, assim como bloqueio de rodovias contra o resultado das eleições.
Resposta
Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado Carlos Jordy confirmou ser um dos alvos e classificou a operação como “medida autoritária e sem fundamento”.
“Estavam buscando arma, celular e tablet. Tentaram buscar outras coisas que pudessem me incriminar”, disse o deputado na publicação.
Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.