Domingueira

  • Início •
  • Blog

Aprovação de Fábio, desafios de Edvaldo, destino de Valmir. 2024 está só começando

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

07/01/2024


Venhamos e convenhamos. Números podem servir para um baile de leituras. Não diferente se deu após divulgação da pesquisa do Instituto AtlasIntel. Muitos se apressaram no entendimento de que os números foram negativos para Fábio Mitidieri. Bom para Sergipe, já que fustigado, Fábio pode se desafiar a fazer mais do que foi feito em 2023.

Uma informação importante, apenas dois governantes são reprovados. Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Raquel Lyra, de Pernambuco. Ambos possuem índice de reprovação maior que a aprovação. Todos os demais estão aprovados com maior ou menos percentagem.

A visão de que para Fábio, 45% não é um dado ruim, pode ser expressada numa análise simples. Com inteligência, um bom gestor precisa enfrentar dados com frieza e sem desejar o puxa-saquismo. Digamos que a pesquisa tenha ouvido apenas eleitores (não está claro pelos dados do instituto, que faz a pesquisa por internet). Fabio foi eleito com 51,7% dos votos válidos, sendo assim, ter 45% de aprovação significa dizer que ele está próximo de ser aprovado pelos que nele apostaram.

Por fim, eleito não apenas por seus atributos, mas por um conjunto de fatos, entre eles o voto de protesto, chegar a um índice desse pode ser algo que remonte à construção positiva de imagem. É o fato!

Se eu fosse coach de Edvaldo, mandaria ele espalhar um cartaz por todos os espaços onde ele diariamente frequenta com o seguinte lembrete: “2024 será o ano mais desafiador de sua vida”. E me parece uma verdade. De nada terá adiantado chegar até aqui com quatro mandatos, o político que mais tempo governou a capital e um gestor aprovado, se não conseguir fazer seu sucessor. Seu futuro político estará comprometido. São muitos ‘aliados’ e outros tantos inimigos, doidos para vê-lo naufragar.

E o desafio não é simples. Entregar as obras num prazo hábil a impactar na decisão do eleitor e montar grupo capaz de não patinar nas urnas. Apesar de importante cabo eleitoral, Edvaldo sabe que sem um grupo a eleição tende a ter fortes emoções. Nogueira decidiu não ‘baixar a guarda’ para sua base na Câmara de Vereadores. Teremos mais conflitos ou o diálogo deve imperar?

Eis que ele não sai da pauta. Valmir de Francisquinho está de volta ao cenário político. Admitiu que o candidato de seu grupo em Itabaiana será ele. O anúncio em entrevista foi bem ao estilo de Valmir, feito de forma aleatória e na sequência uma recuada. O fato está consolidado.

A decisão de Valmir criou dúvidas e desesperanças. Alguns não acreditam que ele dispute, acham que ele mira 2026. E se for realidade sua disposição de voltar a administrar Itabaiana, uma desesperança se abate naqueles que gostariam de reassistir o louco pleito de 2022 em 2026.

Feliz 2024, com muitas emoções no cenário político eleitoral.

NOTAS DA SEMANA

8 de janeiro
O ataque às instituições democráticas de 2023 completa um ano amanhã, 8 de janeiro. A guerra de narrativas permanece. A CPI foi palco de horrores e de muito pouco efeito prático nas investigações. A democracia representativa segue no Brasil como um instrumento falho, porém necessário e talvez ‘menos pior’.

Ato Nacional
No Congresso Nacional será realizado o ato ‘Democracia Inabalável’, com participação de representantes dos três poderes. Será às 15h. O ministro Márcio Macedo retornou de recesso e fez parte da organização do evento, cuidando da representação de entidades da sociedade civil.

Ato em Sergipe
Aracaju sediará também na segunda-feira, 8, o ato sergipano que reunirá centrais, movimentos sociais e afins num ato a favor da democracia. Será às 8h, no Calçadão da João Pessoa. Segundo o presidente da CUT-SE, é preciso fazer memória “para que nenhum ato contra a democracia se repita”.

Ato da direita
O 8 de janeiro está também batizado pela direita como ‘dia do patriota’. Aqui em Aracaju estava sendo puxado um ato para as 19h na Praia Formosa. Segundo fontes, tudo foi cancelado por fala do presidente do STF, Alexandre de Moraes, que teria alertado para a responsabilização dos organizadores.

8 de janeiro no Jornal da Fan
Amanhã o programa trata desta data histórica. Aguarde, até a noite deste domingo divulgaremos como será essa abordagem.

Recesso com Lula
Márcio Macedo passou o recesso do final de ano ao lado do presidente Lula. De 26 dezembro a 4 de janeiro eles estiveram na Base de Marambaia, no Rio de Janeiro. Márcio Macedo, sem dúvidas, tem uma relação mais que partidária e política com o presidente. Que Sergipe seja privilegiado com mais e mais obras.

Salários atrasados
O Sintese tem audiência essa semana com a presidente do TCE-SE, Susana Azevedo. Na pauta, o pedido de medida cautelar contra municípios que ainda não pagaram salários de dezembro ou décimo. Na mira, os municípios de Graccho Cardoso, Monte Alegre, Tomar do Geru, Umbaúba e Carmópolis. Entrar ano eleitoral devendo funcionário público não é bom sinal.

Novo prêmio
O Jornal da Fan começa 2024 com dois prêmios. Primeiro foi o do portal Alô Sergipe. Esta semana chega o do portal Imprensa 24h. Segue a motivação para marcarmos 2024 e continuarmos entregando um jornalismo de qualidade.

Mário de Sandra ou de bico?
Chega à Domingueira a informação de que o prefeito de Muribeca, Mário de Sandra, teria ficado ‘revoltado’, ‘chateado’, ‘de bico’, ao ler matéria da Coluna Bastidores que analisou o cenário de uma pesquisa que mostra um pleito acirrado entre ele e o ex-prefeito Fernandinho Franco. Talvez Mário precise ser rebatizado para Mário ‘de bico’. Haja chupeta para quem não aguenta uma simples análise. Imagina se fosse uma matéria investigativa.

André e suas bases
André Moura tem iniciado projetos como o de Yandra em Aracaju, apoiado outros em diversos municípios, inclusive da base de oposição ao governador Fábio Mitidieri. Porém, nas suas cidades bases, Japaratuba e Pirambu, a situação eleitoral não é fácil. Não é demais lembrar que Fábio perdeu nessas cidades.

Reforma do secretariado
Aguardada para fevereiro, a reforma do secretariado estadual pode trazer curta movimentação. Na Saúde, sairia Walter Pinheiro e chegaria Cláudio Mitidieri. Na Representação de Brasília chega Fábio Reis. Na nova secretaria de Planejamento, Júlio Filgueira.

Jorginho reassume
O deputado estadual Jorginho Araújo deve reassumir a Casa Civil esta semana. Ele voltou à Alese no fim dos trabalhos para as votações importantes e para destinação das emendas de seu mandato. Jorginho é o responsável pela articulação política da gestão de Fábio Mitidieri.

JB e André Moura
Em Santa Rosa de Lima, um encontro inusitado. Jackson Barreto e André Moura hastearam bandeira da paz e agora estão no mesmo palanque. Neste caso, apoiando o candidato da oposição na cidade, Janilson Alves, que agora está filiado ao União Brasil. JB declarou que as brigas ficaram no passado e disse efusivamente que defenderá o 44.

André e JB fugiram das redes
JB e André parecem ter evitado polêmicas sobre a reaproximação, mesmo que pontual, em suas redes sociais. JB não postou nada. André fez pior, postou e evitou colocar JB nas fotos e vídeo e não fez menção ao ex-governador no texto. Parece que a paz não saiu do calor da emoção do evento.

Salários pagos em Lagarto
Na cidade de Lagarto, alguns funcionários públicos tiveram que esperar até a última quinta-feira para receberem os salários de dezembro. O pagamento só ocorreu após muita pressão.

Hilda e Gustinho nas regalias
Enquanto os funcionários esperam dias para receber salários, a prefeita Hilda e o deputado federal Gustinho Ribeiro esbanjaram riqueza na sexta-feira, durante a realização do matrimônio entre ambos, que ocorreu com mais de 20 anos de atraso.

Hilda e Gustinho nas regalias II
O casamento foi prestigiado pelo grande PIB de Sergipe, além de autoridades locais e nacionais, a exemplo do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do ministro Juscelino Filho, que já esteve envolvido em polêmicas com o deputado lagartense.

Hilda e Gustinho nas regalias III
Nada de imoral ou ilegal em realizar uma festa particular com as pompas e circunstâncias que a ocasião merece. Contudo, para personagens públicos alguns cuidados são necessários. Na cidade, comenta-se da desconfiança de que a estrutura da prefeitura foi usada para viabilizar o mega evento.

Nitinho na Câmara
Mesmo tendo passado um tempo insatisfeito e meio chateado, o vereador Nitinho aceitou acordo e assumirá mandato na Câmara dos Deputados. “Vou exercer um mandato proativo”, disse Nitinho para a Domingueira. A decisão foi tomada após longa reunião com o governador Fábio Mitidieri na última quinta-feira. O Jornal da Fan revelou com exclusividade.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1