Mundo
- Início •
- Blog
Milei afirma que Argentina não participará do Brics
Da Redação
29/12/2023
O governo argentino informou, nesta sexta-feira, que enviou carta aos países integrantes do Brics – formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África – para manifestar que “não considera oportuno” participar do grupo de nações emergentes. O documento foi assinado pelo presidente Javier Milei, que assumiu a Casa Rosada em 10 de dezembro.
A adesão da Argentina ao Brics tinha sido acordada durante encontro de cúpula do bloco em agosto, em Johanesburgo, África do Sul. À época, o país vizinho era presidido por Alberto Fernández. Caso não houvesse a desistência de Milei, a Argentina passaria a fazer parte do Brics a partir de 1º de janeiro de 2024.
Ao justificar a recusa de entrar no grupo, Milei afirma que “muitos eixos da política exterior atual diferem da administração anterior”.
No entanto, a carta enviada ao Brasil, maior parceiro comercial dos argentinos, reitera o “compromisso do governo nacional com a intensificação dos laços bilaterais, em particular com o aumento dos fluxos de comércio e de investimento”.
Fonte: Agência Brasil
Imagem: Marcelo Camargo