Domingueira

  • Início •
  • Blog

Uma tese que aponta o que André Moura pensa para 2026. Será mesmo o Senado?

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

12/11/2023


Haja malabarismo para analisarmos os passos e atitudes de André Moura. Reputo a ele a segunda posição na lista de políticos com capacidade de se reerguer após crises. O primeiro lugar, sem dúvidas, é de Jackson Barreto. Derrotas não destroem André, ele compreende como poucos o jogo da política.

André herdou do pai não apenas o sobrenome que não lhe pertence, ele é Moura sem ser. André Luís Dantas Ferreira é como foi batizado, para a sociedade sempre foi André Moura, carregando o sobrenome forte do pai, Reinaldo Moura Ferreira, que foi radialista, vereador, deputado e conselheiro de contas.

Reinaldo era um habilidoso articulador e obstinado em conquistar seus objetivos. André herdou dele essas características. Com o passar do tempo, a criatura superou o criador e hoje a carreira de André é maior que a do pai, e o “Rei” se orgulhava disso.

André se tornou prefeito de Pirambu por dois mandatos. Ao sair da prefeitura fez o sucessor e foi acusado de usar dinheiro público para se manter, uma condenação que lhe perseguiu até este ano, quando fez acordo de persecução penal. Após isso, ele ganhou nova projeção e comemora o retorno da elegibilidade.

Ele já foi deputado estadual. Mas foi nos seus dois mandatos de federal onde ganhou notabilidade nacional. Um dos mandatos foi exercido sob liminar, na reeleição enfrentou pendengas jurídicas também. Venceu e foi nesse segundo mandato que, como aliado de Eduardo Cunha, liderou o impeachment e recebeu em agradecimento a função de líder de Temer, o que lhe proporcionou a ‘chave do cofre’, controlando o direcionamento de recursos para Sergipe. Ganhou desgaste de imagem, mas ampliou sua força.

Uma eleição para o Senado em 2018 era uma expectativa de vitória com ‘os pés nas costas’. A derrota foi um duro golpe. Faltaram votos no eleitorado mais crítico. Fim de carreira? Nada! Passou a atuar na política carioca. Secretário do Rio de Janeiro, empregando seus dotes na articulação política e na liberação de recursos em Brasília.

Em 2022, diante da condenação no STF, André opta por Yandra Moura. Numa espécie de ‘vingança não declarada’, ele faz a jovem de 29 anos romper duas barreiras. Se torna uma das duas primeiras mulheres eleitas para a Câmara Federal e dá a ela a maior votação em números totais da história de Sergipe para o cargo.

De direita e defensor de temas espinhosos como a menor idade penal, André já se aliou a partidos de esquerda, como na eleição de 2010, e teve sempre a expertise de aglutinar lideranças fortes em seu entorno.

Lendo os ventos de 2024, que é abre-alas para 2026, André lança o nome de Yandra. Começou por Socorro e agora fixa o objetivo em Aracaju. Nada definido, tudo pode acontecer. Porém, todos sabem que é estratégico para André Moura ter força na Grande Aracaju, principalmente na Capital.

Muitos apostam que o que o líder Moura quer é o Senado. A Domingueira lança mão de outra tese. André pensa mesmo é na vaga de vice em 2026. Reelege a filha, abre espaço para acomodação de aliados nas candidaturas ao Senado, e se consolida como o nome natural para substituir Fábio Mitidieri em 2030. Com isso, estaria com caminho aberto para tentar realizar seu sonho de governar Sergipe.

Dizem que a vice já estaria acordada com a família Andrade. Será um obstáculo intransponível?

NOTAS DA SEMANA

Fábio e Katarina no mercado
Coincidência ou não, o mercado do Augusto Franco foi o centro das especulações na manhã de hoje. Todos no famoso Zé Buraqueiro. Lá estavam a deputada federal Katarina Feitoza, ao lados dos vereadores Nitinho, Bigode, Joaquim da Janelinha, além de Adriano Bandeira, da secretária Viviane Pessoa, da advogada Ana Lúcia Aguiar e outras lideranças. Também presente o governador Fábio Mitidieri. Seria um sinal?

Fábio e Flávio Conceição
Fábio Mitidieri estava numa mesa separada, ao lado do presidente do TCE-SE e do advogado Fabiano Feitosa. Questionado, ele disse que foi uma coincidência, que na verdade havia marcado com Flávio Conceição, e Katarina com o seu grupo.

Pronta, preparada e querendo
Segundo o governador Fábio Mitidieri, a deputada Katarina Feitoza está preparada para gerir Aracaju. “É um bom nome. Capacitada e preparada. Está pronta, preparada e querendo”, disse Fábio arrancando risada dos aliados.

André com Valmir
O assunto dos bastidores deste domingo, é que era esperada também em Zé Buraqueiro a presença de Valmir de Francisquinho e André Moura. Segundo informações, André já conseguiu do itabaianense a pré-candidatura de Yandra a prefeita de Aracaju.

Fábio Henrique, Fábio e Katarina
Pelo mercado do Augusto Franco hoje, também esteve o radialista Fábio Henrique, que pretende, mais uma vez, disputar a Prefeitura de Socorro. Ao tomar conhecimento da presença do governador, o ‘Grandão’ tentou mudar de restaurante. Circulou, circulou e acabou indo falar com o governador. A conversa foi ‘no pé da orelha’ e demorou alguns minutos. Devem ter falado sobre futebol.

Acordo nacional
Se a eleição fosse hoje, Lula e a direção nacional do PT atuariam para que a aliança com o PSD em Sergipe fosse retomada. Já houve conversas e Márcio Macedo seria o nome para o Senado, inclusive conversas e sinalizações com o presidente Lula.

Edvaldo e Fábio
Edvaldo tem a palavra de Fábio de que uma das vagas para o Senado será sua em 2026. De palavra, Fábio estará no palanque de Edvaldo em 2024 e sabe da importância da manutenção da capital administrada pelo agrupamento.

Fábio compreende André
Fabio Mitidieri sabe que André tem que se movimentar em busca de seus projetos. Neste sentido, não adianta aliados semearem a discórdia entre os dois. O jogo está combinado.

E Lula vai deixar?
Uma forte liderança política foi questionada se tentaria intermediar a reaproximação de Márcio e Rogério. Ela negou a intenção. Informada que Rogério está apostando alto em Candisse, a liderança questionou se o senador já teria dialogado com aliados e emendou: e Lula vai deixar o partido cair nessa?

Candisse criou fissuras
Nos bastidores, comenta-se muito das fissuras criadas por Candisse Carvalho durante as eleições de 2022. Uma deselegância com Luciano Barreto, mudanças radicais no marketing da campanha, a ausência de lideranças importantes nos programas eleitorais, problemas com Emanuel Oliveira e com a cúpula da campanha.

Candisse criou fissuras II
Por todo esse contexto, muitos estão sem conseguir entender a investida pesada que Rogério tem feito no nome da esposa. Segundo informações, uma tecnologia usada nas eleições americanas tem ajudado a jornalista a criar conteúdos que geram engajamento nas redes sociais. E tem surtido efeito.

Márcio deve mudar
Aliados de Márcio Macedo estão aconselhando o ministro a mudar a estratégia nas vindas a Sergipe. Evitar a realização de encontros em espaços fechados e visitar as lideranças e militantes do partido no interior são ações que devem passar a acontecer.

500 milhões
Rogério está comemorando a possível liberação de R$ 500 milhões para Sergipe. O recurso é resultado de uma emenda à reforma tributária que visa desbloquear R$ 17 bilhões de recursos represados da COVID. Boa iniciativa. É torcer que haja republicanismo e um bom diálogo para a aplicação dos recursos.

Luiz Roberto dá um passo
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, deu um passo a mais na sua intensão de ser o candidato de Edvaldo em 2024. Em entrevista ao Jornal da Fan ele declarou que quer ser o candidato de consenso, o “candidato de todos os partidos”. Luiz é conhecido pela sua capacidade de diálogo. A atitude dele teria sido combinada com Edvaldo.

Emília não faz gestos
Emília Corrêa está sendo muito criticada nos bastidores pela sua forma isolada de atuar. Oposicionistas dizem que ela está “sentada na liderança das pesquisas”.  Thiago de Joaldo fez gesto à vereadora e dizem que está arrependido. Da oposição ninguém dialoga com ela, parte pretende seguir com a dissidência do grupo governista que pode vir de André Moura. Aliados dizem que ela não faz gestos na tentativa de se tornar efetivamente uma liderança da oposição.

Obra para o Turismo
O governador Fábio Mitidieri esteve em Indiaroba e anunciou a construção da nova Orla do Pontal. Quem conhece, sabe da beleza natural do local e do atrativo turístico que é para a região. Excelente notícia. Turismo se incentiva com divulgação e obras de infraestrutura. Bola dentro!

Edvaldo e o diálogo
Com diálogo, as comunidades da Farolândia e Jardins conseguiram convencer o prefeito Edvaldo Nogueira a mudar os planos e, ao invés de usar terrenos nas localidades para a construção de Ecopontos, destinar as áreas para a construção de praças, atendendo assim o anseio das comunidades. Gestão pública é isso, tem que ter a capacidade de ouvir o povo.

Alessandro se movimenta
Superando a crítica sempre lhe feita de que não é bom de articulação política, o senador Alessandro Vieira tem surpreendido com suas movimentações. A prioridade tem sido a reconstrução do MDB e, por consequência, a pavimentação de seu futuro em 2026.

Danielle e André
Tem gerado muitos comentários, com tom de surpresa, a desenvoltura de Danielle Garcia nos bastidores da política. O comentário de maior volume é a relação dela com André Moura. No Pré-Caju, o esquenta da delegada foi ao lado da família Moura.

Fabiano sonha
Fabiano Oliveira sabe que a efervescência do Pré-Caju vai esfriar. Neste sentido, dizem que ele sonha 24 horas com a indicação para ser vice na chapa apoiada por Edvaldo Nogueira. É um nome que agrega. Fabiano tem planos para 2026.

Papai Noel
A chegada de Papai Noel no Shopping Prêmio, ontem, foi um grande marco. O evento pensou não só na praça comercial, mas na perspectiva social. O bom velhinho fez a alegria de crianças das comunidades próximas ao Shopping, em Nossa Senhora do Socorro. Parabéns aos organizadores. O Prêmio lotou e saiu na frente.

NC é exemplo
A NC Vigilância é uma empresa que tem dado exemplo na execução de seus serviços. Ela oferece serviços customizados e dentro da realidade e necessidade de seus clientes. Sandro Moura e sua família gerem a empresa com muita dedicação.

Luciano explica ação
Com a repercussão de uma inverídica derrota na Justiça, o empresário Luciano Barreto explica decisão judicial. “O mérito não foi julgado ainda. A questão foi legitimidade para Ação Civil Pública. O arsenal jurídico é muito grande. Os advogados estão estudando, inclusive a parte criminal. Temos o maior respeito e admiração pelo Judiciário, em especial o do nosso Estado, que é reconhecido como dos melhores do Brasil. As Associações Pró-Construção são pirâmides. Algum dia o mercado vai entender, certamente depois de grandes prejuízos“, disse o empresário.

CPI na Barra
A CPI aberta na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros visa investigar denúncias de pagamento de propina na liberação de licenças ambientais. A composição ficou com vereadores da oposição. O prefeito Alberto Macedo afirmou conhecer as denúncias, disse que está tranquilo e abriu processo administrativo interno. Amanhã haverá uma reunião dos membros da CPI e na terça-feira os vereadores irão divulgar a agenda de trabalho.

Só depois?
A pergunta que fica ao prefeito Alberto Macedo é a seguinte: porquê só agora, após a instalação da CPI é que foi divulgada a informação de que um processo interno foi aberto? Já faz algum tempo que a denúncia rola. Não seria melhor ter tomado medidas urgentes e afastar o secretário do cargo?

PF agiu forte
A Polícia Federal agiu forte esta semana. Conseguiu fechar o cerco contra uma organização criminosa que desviou recursos da Covid-19. São Domingos e Aquidabã foram os alvos das operações. Tem prefeito que só está conseguindo dormir com a ajuda de calmante.

São Domingos
Durante a operação Poço 17, o prefeito de São Domingos, Binho, estava em Brasília. De lá, ele acompanhou as informações através de aliados e de sua assessoria jurídica. Na sexta-feira ele reuniu vereadores e os secretários Júlio César e Sivaldo Oliveira, que foram afastados por decisão judicial de suas funções. Binho argumentou que o encontro teve o objetivo de informar detalhes da ida a Brasília. No fundo, foi uma tentativa de mostrar ao mundo político de São Domingos, que a operação não abalou a união de seu agrupamento.

São Domingos II
A investigação da PF em São Domingos mira contratos de aluguel de veículos, supostamente, sem a comprovação de que os serviços foram efetivamente executados. A PF suspeita que mais de R$ 2 milhões teriam sido desviados. Caso seja verdade, não será a primeira vez que desvio de recursos são confirmados na cidade. O ex-prefeito, Hélio Mecenas, cumpre pena em regime semiaberto.

Aquidabã
Já em Aquidabã, a mira da Polícia são contratos de máquinas pesadas. Dizem, nos bastidores, que pagamento de máquinas pesadas é a forma mais comum que prefeitos usam para lesar o erário. Por lá, a PF desconfia que pouco mais de R$ 1 milhão foi desviado.

Aquidabã II
Em entrevista à SIM FM, o prefeito falou, mas não explicou. Reiterou apenas que tem certeza da sua integridade e lisura. Mário Lucena teve a casa como um dos locais de busca e apreensão, onde seu celular e documentos foram levados pela PF.

Aquidabã III
Pesa contra Mário Lucena a desconfiança de que os cofres da Prefeitura de Aquidabã tenham sido usados para financiar a campanha de sua esposa, Lidiane Lucena, em 2022, uma das mais votadas para a Assembleia Legislativa de Sergipe. Autoridades investigativas sempre se perguntam como pessoas desconhecidas conseguem virar fenômeno de votos.

Expectativa de continuidade
Há a expectativa de que nos próximos dias mais operações sejam realizadas. Opositores estão rezando para que verdadeiras quadrilhas sejam desarticuladas. A sociedade agradece à PF pelos serviços prestados na combate à corrupção.

Jerônimo hospitalizado
O ex-deputado federal e ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis, foi internado no Hospital São Lucas. Diagnosticado com pancreatite, o patriarca dos Saramandaia está na UTI e, segundo seu filho Sérgio Reis, está respondendo bem ao tratamento.

Susana, tecnologia, TCE-SE
A presidente eleita para comandar o TCE-SE no próximo biênio (24/25) falou ao Jornal da Fan que a tecnologia deve ser uma grande aliada na fiscalização das compras públicas. Segundo Susana Azevedo, já existem tribunais fazendo uso de inteligência artificial no Brasil para prevenir desperdício de recursos públicos.

Em Brasília
Quem esteve em Brasília, na sede do PSDB, foi o prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo. Ele estava acompanhado do tesoureiro, o vereador Zé Miúdo. Eles se reuniram com o diretor executivo nacional do partido para tratar de estratégias no intuito de ampliar a atuação do PSDB em Sergipe para 2024. Estão focados e animados.

Foto: Diógenes Di

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1