Saúde
- Início •
- Blog
Novembro Azul: urologista esclarece principais dúvidas sobre a especialidade e saúde do homem
Da redação
09/11/2023
Em entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta quinta-feira, 9, o médico urologista Diego Marques falou sobre a campanha do Novembro Azul e respondeu a dúvidas centrais quanto à especialidade e cuidados com a saúde, principalmente dos homens.
“O urologista é, por formação, um cirurgião. Ele fez cirurgia geral e fez uma subespecialidade da urologia, que é o cirurgião das vias urinárias. Então, ele trata de todo o trato urinário, tanto do homem, como da mulher, como da criança, como do recém-nascido. Ele é aquele médico que vai cuidar do rim, cuida de cálculos renais, cuida da bexiga, todos os tumores do trato urinário, câncer de rim, câncer de bexiga, câncer de próstata, câncer de pênis, câncer de testículo, além de toda a problemática também em relação às disfunções miccionais, que são incontinência urinária e, na criança, a fimose”, explicou.
Na oportunidade, ele também falou sobre o porquê de várias ações neste mês serem focadas na saúde masculina.
“O gênero masculino é o que tem a próstata. E a próstata é um órgão bastante acometido em relação à neoplasia maligna da próstata, que é o câncer de próstata. É o segundo câncer que mais acomete o homem, tirando o câncer de pele. Então é um órgão que a gente acaba enfatizando bastante agora no novembro azul, mas lembrando que não é só o câncer de próstata que nós diagnosticamos”, completou.
O médico também foi questionado sobre a idade ideal para a realização de uma consulta com um urologista.
“Bom, por incrível que pareça, às vezes até intraútero o urologista já atua. Então uma mãe que está com o bebê em sua formação, vê alguma dilatação renal lá, então o médico, quando nascer, ele já orienta, já procura um urologista, que aquilo ali pode ser uma patologia que nós tenhamos que cuidar. A idade não existe, você pode ser criança, adolescente e ter algum problema urológico”, disse ele.
E complementou: “Quando não tem nenhum sintoma, a gente enfatiza o homem de meia idade, a partir de 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todo homem deve fazer o preventivo do câncer de próstata, porque o câncer de próstata não tem sintoma algum. Mais de 90% dos tumores prostáticos não vão dar sintoma algum. Então todo homem a partir de 50 anos, quem tem fator de risco, que são aquelas pessoas que têm histórico familiar de câncer de próstata na família ou é da raça negra afrodescendente, tem que começar um pouquinho mais cedo, a sociedade preconiza que com 45 anos”.
Ele também reforçou que muitas doenças que acometem os homens são assintomáticas e, por isso, é ainda mais necessária a realização de check-ups.
“Às vezes, não tem idade de ser acometido, câncer de de bexiga, câncer de próstata, de rim, a maioria começa também ali na meia idade. Eu vejo muito hoje, às vezes, jovens na idade de 40 e poucos anos com câncer de rim, que também é assintomático. Câncer de próstata, a gente pega na faixa de 40, se tiver algum acometimento assim genético, o ideal é que todo homem a partir de 40 anos, eu já recomendo que já faça o seu preventivo ali, uma bateria de exames com urologista ou até com clínico geral”, afirmou o urologista.
Respondendo a perguntas sobre disfunção erétil, o médico destacou o cenário a grande incidência entre os homens e a necessidade de buscar orientação.
“A disfunção erétil é prevalente, ela é pouco debatida, os homens sentem vergonha, preferem um amigo, preferem o Google do que ir ao médico, né? E por incrível que pareça, a disfunção erétil não tem idade, ela acomete qualquer idade, porque ela é um acometimento multifatorial, então não existe uma causa específica assim, tem muita questão psicogênica, a questão, às vezes, é vascular, anatômica, neurogênica, outras medicações que podem afetar. O importante é ir ao médico para que a gente possa tentar identificar alguns fatores e poder ajudar aquele paciente em relação às medicações”, finalizou.