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ARTIGO: os serviços terceirizados da Deso batem recorde de reclamação

Por Ricardo Marques

15/05/2023


A um jornal de circulação nacional a equipe econômica do novo governo de Sergipe anunciou que fará a concessão de serviços de saneamento, com leilão até o final do ano. O contrato deve ser válido por 35 anos e investimentos são estimados em R$ 7 bilhões; modelo deve ser parecido aos realizados no Rio de Janeiro e em Alagoas.

Após a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovar a atualização da lei parceria-público privada (PPP) e a criação de parceria-pública e estratégias (PPE), a concessão da Deso não precisa passar pela Alese, basta um decreto que tudo está resolvido. Simples como envio de um Pix.

Tenho estudado o saneamento nas capitais brasileiras e percebo que, diferentemente de outras companhias Brasil a fora, a DESO é uma empresa pública que tem as contas equilibradas e dá lucro. Aliás, pelo que sei é o governo do estado que deve aproximadamente R$ 70 milhões à companhia.

E por que tanta reclamação? Como vereador de Aracaju estou sempre nas ruas, converso com moradores e vejo que a revolta não é contra a companhia, mas contra quem faz o serviço em nome da Deso. E por que isso acontece?

Estamos no quinto mês do mandato do governador Fábio Mitidieri e ele nesse tempo já tem um diagnóstico fechado sobre a DESO? E é um é caso irreversível. Será? Acredito que antes é preciso conhecer a Companhia de Saneamento por dentro e por fora, e também saber quem faz os principais serviços que a população reclama.

Quando o governador Fábio Mitidieri diz que a população está “por aqui” com os serviços da Deso e que a alternativa é passar o controle da distribuição de água no estado de Sergipe para iniciativa privada, ele esquece de um detalhe: há um bom tempo que o setor privado já detém o controle dos serviços da Deso.

Vejamos:

– Os serviços de ligação de água, religação, corte, fiscalização, vazamento e reposição de pavimento, são executados pela empresa privada, a CAMEL empreendimentos e construções LTDA;

— A CAMEL também faz a maioria dos serviços de rede de esgoto, recentemente também chegou a SERCOL.

– A leitura de hidrômetro e entrega de fatura e o atendimento Call Center são feitas pela empresa privada MG Setel (Minas Gerais);

– O atendimento ao público dos SEACs é feito pela empresa privada TELEQUIPE;

– O serviço de limpeza é feito pela empresa privada MASTERSERV;

– O serviço de vigilância é feito pela empresa privada FRANCA;

– O  serviço de transporte de pequeno porte é feito pela empresa privada LOC Empreendimentos;

– Transporte de água via caminhão pipa é feito pelas empresas privadas Ascendido Prata EIRELI e EM Engenharia e Logística;

– O serviço de informática é feito pela empresa privada W Info;

– A substituição de hidrômetro é feita pela empresa privada Ágil;

-Os serviços em tubulação de ferro e carcaça de bombas são feitos pela SEMIL.

Eu questiono à equipe econômica do governo de Sergipe, está ciente de que praticamente todos os serviços da Deso são terceirizados e são esses os campeões de reclamações?

Diante do exposto penso que antes de qualquer decisão mais drástica seria importante procurar saber qual é o calcanhar de Aquiles da Deso; conhecer a dor de quem utiliza os serviços e quem está provocando essa dor diante de uma prestação de serviços com inúmeras reclamações.

Seria importante também descobrir se problema está na estrutura da companhia, na falha da gestão, ou no constante uso político da Companhia. E não deixar de questionar: por que a prestação de serviço da Deso é tão ruim se quase tudo já é feito por empresas terceirizadas?

Não adianta reclamar do filme se já assistimos o trailer.

Ricardo Marques – Jornalista, vereador por Aracaju e membro titular da Comissão de Obras e Transporte da CMA.

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