Domingueira
- Início •
- Blog
O governo Fábio Mitidieri não merece Cristiano Cavalcante como líder
Por Narcizo Machado
22/10/2023
Charge: Edidelson Silva
Fim de tarde é sempre oportunidade de encontrar políticos em bares e restaurantes. Essa semana, dois personagens conversavam regados a chopp. Um deles comentou sobre a desinteligente decisão que Cristiano Cavalcante tomou de tentar amordaçar a imprensa.
“Fábio é tão de palavra que não adianta, ele não trocará de líder. O governo dele não merece o líder que tem”. O off, claro, está garantido.
Falou a mais pura verdade. Todas as vezes em que Cristiano Cavalcante se mete em confusões, ele oprime fatos positivos do governo. Não precisa a oposição se esforçar, com ou sem razão, para fazer críticas pesadas, o líder se encarrega de estragar a festa.
Maio foi o mês escolhido para o lançamento dos festejos juninos. O governador fez coletiva com pompa para anunciar a grande retomada do ‘País do Forró’. O que virou pauta na imprensa nacional? A prática elitista, preconceituosa e reprovável de Cristiano de jogar dinheiro para o povo da Ilha das Flores, que ele diz amar.
A última semana foi finalizada com a mesma situação. Em Brasília, uma agenda intensa e com fatos importantes. Acordo com o Sintese, um grande feito quase selado. Retorno do setor de compras do GBarbosa para Sergipe. E a pauta da semana, o fato que marcou, qual foi? A atitude antidemocrática do líder em tentar amordaçar a imprensa.
É fato que Fábio não tomará decisão açodada, mas precisa cobrar de seu líder que contenha sua habilidade em fazer inversão de pautas. Um líder como Cristiano é um deleite para oposicionistas.
Um governo que tem 10 meses de esforços para construir uma boa imagem não tem liderança à altura no Legislativo.
Notas da semana
Por nada
A Domingueira congratula com todos os aliados de Fábio que, após ler a coluna, estão neste momento dizendo: “Obrigado, era tudo que gostaria de dizer ao governador, mas não tenho coragem”. Sendo assim, por nada!
Lua de mel fez sucesso
A matéria de Bastidores que questionou a ‘Lua de mel’ de Cristiano e Silvany no Rio Grande do Sul, com direito a pagamento de diárias e compra de passagens com dinheiro público, foi a de maior acesso na semana e que gerou mais comentários nas redes sociais do Portal Fan F1.
Ótima medida
Parabéns ao GBarbosa por trazer de volta o setor de compras da empresa para Sergipe. A iniciativa gera mais impostos para o estado e volta a valorizar a casa do GBarbosa. O governador Fábio Mitidieri participou diretamente das negociações.
No PSD ou candidato
A grande dúvida do presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, sobre a ida para o PSD é se ele conseguirá se viabilizar como candidato a prefeito de Aracaju. Não há nenhuma perspectiva de que o PSD rompa com Edvaldo. Sendo assim, decisão de partido só no limite do prazo.
Pauta dos táxis clandestinos
Faz anos que veículos atuam na região Sul de Aracaju de forma clandestina. Ricardo Vasconcelos decidiu pautar o projeto, que já foi aprovado em primeira votação. Claro que há objetivos eleitorais na medida. Caberá, após aprovado, ao prefeito Edvaldo Nogueira a implementação. A medida põe o prefeito na berlinda, entre o apelo social de algo que já existe e a pressão do sistema de transporte coletivo que vive em crise.
Nova geração
É importante ver uma nova geração de vereadores enfrentando temas espinhosos sem pedir licença ao Executivo de plantão. Não se trata de alimentar briga entre Ricardo e Edvaldo. Eles são os atores do momento. É mais profundo que a mesquinharia política. É um poder agindo constitucionalmente. É bom para a sociedade.
Aceita o desafio
A delegada Katarina Feitoza reiterou em entrevista a Marcos Aurélio, na Rio FM, que aceita disputar a Prefeitura de Aracaju caso seja convocada pelo grupo e pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Ao Jornal da Fan, ela já havia dito que é “soldada” do grupo.
Katarina com Edvaldo
Aliás, Katarina tem feito gestos para Edvaldo Nogueira. Recentemente, ao lado do prefeito, ela anunciou a destinação de recursos para Aracaju. Caso Edvaldo opte por ela, resolve a vida do PSD, pois o partido continua com uma vaga na Câmara. Caso eleita, Nitinho vira deputado federal.
Cláudio Mitidieri disputa 2026?
O presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, estaria formando um grupo de apoiadores para disputar vaga para Câmara Federal em 2026. O grupo tem a participação de Agnaldo Feitosa, que foi vereador de Aracaju e quer agora eleger a esposa, Aline Feitosa, como vereadora. Cláudio não confirma, diz que está apenas ajudando Agnaldo, que é amigo de velhas datas. Hoje, ele toma café no mercado do Augusto Franco.
Cidadão olindense
Na última quinta-feira, 19, o senador Laércio Oliveira recebeu o título de cidadão olindense. Tendo morado em Olinda (PE) dos nove aos 18 anos, Laércio e a família construíram uma história na cidade. “Eu fui extremamente feliz aqui”, disse em trecho do discurso. O evento foi marcado por muita emoção.
Política no Pré-Caju
A expectativa é grande para mais uma edição do Pré-Caju. Os camarotes devem movimentar a política. Alguns reservaram espaços privativos e outros devem ficar no clima de visita. O evento sempre foi palco de acordos e diálogos que se efetivavam em eleições. Ou de teste de recepção popular de possíveis acordos. Atenções voltadas para os dias 3, 4 e 5 de novembro.
Edvaldo na estratégia correta
O prefeito Edvaldo Nogueira está na estratégia correta. Prolongar a escolha do nome e se cacifar politicamente com as novas obras que iniciarão em Aracaju. A medida que ele procura é fortalecer a imagem da gestão para convencer o eleitorado de que a continuidade é importante. Quem faria diferente?
Emília segue no aguardo
A vereadora Emília Corrêa segue no aguardo de uma decisão sobre concorrer ou não à Prefeitura de Aracaju. Questões partidárias e de alianças são detalhes que ela tem tratado com cuidado. Emília é o nome mais forte das oposições.
Yandra coordenou evento
O partido União Brasil em Sergipe realizou o Workshop Defesa Lilás, coordenado no estado pela deputada federal Yandra Moura. A iniciativa visa a promoção e a difusão da participação política das mulheres. “O Defesa Lilás surgiu primariamente com a ideia de combater a violência contra a mulher e foi ampliado, incluindo a participação da mulher na política”, explicou Yandra. A primeira-dama Érica Mitidieri e Daniele Garcia prestigiaram o evento.
Diz que sofreu ameaça
Lúcio Flávio comunicou, através de vídeo em suas redes sociais, que foi vítima de ameaça. Na postagem, ele apresenta imagens de uma conversa por WhatsApp através da qual ele supostamente teria recebido as intimidações. O autor usa número internacional, por óbvio, não se identifica e chega a citar o nome da mãe Lúcio. Flávio é um dos líderes do movimento conservador em Aracaju e acha que as ameaças se devem a sua atuação. A SSP vai investigar.
Sem conselhos
Questionado sobre a disputa entre Rogério Carvalho e Márcio Macedo, Jackson Barreto fez um curto silêncio ensurdecedor, defendeu a unidade das oposições e foi enfático: “Não me permito dar conselho a quem não precisa de conselho”.
Não prestigiaram
Falando em Márcio e Rogério, eles não puderam participar da noite de autógrafos de JB por estarem fora de Sergipe. Mas poderiam ao menos ter feito alguma postagem, alguma homenagem nas redes sociais em gesto de agradecimento. JB largou toda a estrutura que tinha no governo para arriscar apoio a Rogério em 2022.
Jefferson Lima foi
Do PT, Jefferson Lima esteve no evento e fez registros nas redes sociais. Jefferson é presidente do PT de Aracaju. Quase vira vereador com a possível desistência de Camilo em tomar posse.
Noite prestigiada
A noite de autógrafos do livro ‘Jackson Barreto – Tempo e Contratempo’ foi muito prestigiada. Zezinho Sobral representou o governador Fábio. Os staffs da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado marcaram presença. Muitas autoridades do mundo jurídico também participaram. Familiares mostraram muita emoção. O evento acabou se tornando um grande encontro da velha guarda da política. Os ex-governadores, Valadares e Belivaldo, e os deputados estaduais, Venâncio Fonseca, Jorge Araújo e Eliziário Sobral são exemplos. Além dos amigos e aliados de longas datas, Benedito Figueiredo e João Gama.