Mundo
- Início •
- Blog
Brasil pede apoio ao Egito para retirar cerca de 30 brasileiros da Faixa de Gaza
Da Redação
11/10/2023
O Brasil pediu o apoio do Egito para a operação de retirada dos cerca de 30 brasileiros que vivem na Faixa de Gaza. O Ministério das Relações Exteriores articulou essa ação em conversa telefônica com o chanceler egípcio Sameh Shoukry sobre a situação, na manhã desta quarta-feira, 11.
Segundo eles, a intenção inicial das autoridades brasileiras é transportar os brasileiros e, em alguns casos, seus parentes próximos, até Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito. Esse transporte ocorreria por meio de ônibus fornecidos pelo país egípcio.
Para fazer essa passagem, o Egito forneceria a liberação da passagem dos brasileiros pelo posto de fronteira, fechado devido à escalada da violência na região em função do atual confronto militar entre Israel e o grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
O Itamaraty também informou que disponibilizou um formulário para os brasileiros que residiam em Ramala, na Palestina, que obteve 2.733 respostas. No entanto, nem todos os brasileiros manifestaram intenção de deixar a região neste primeiro momento.
A maioria dos brasileiros em Israel é composta por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas deflagrou um ataque coordenado, por ar e terra, contra o território israelense, atingindo civis e militares, indistintamente. Seguiu-se, então, uma forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza – um estreito pedaço de terra de cerca de 41quilômetros de comprimento por 10 quilômetros de largura, banhada pelo Mar Mediterrâneo, onde vivem cerca de 2,2 milhões de palestinos e que é controlado pelo Hamas, grupo islâmico de resistência ao avanço israelense sobre o território palestino.
O governo brasileiro já mobilizou outros cinco aviões para a operação de resgate dos brasileiros. A segunda aeronave, um KC-30, com capacidade para transportar até 230 passageiros, chegou a Tel Aviv no início da manhã desta quarta-feira, levando a bordo, além da tripulação, dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga da Aeronáutica. A previsão é de que o voo chegue ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, esta noite.
Fonte: Agência Brasil
Imagem: Reuters