Ministério cobra investigação de racismo após imagens de homem negro acorrentado em ato de Flávio

Foto: Reprodução

O Ministério da Igualdade Racial solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro que investiguem, como racismo, imagens de um homem negro conduzido acorrentado por um apoiador do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) durante ato de campanha, no sábado, 24, na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense. O ministério classificou a cena como “inaceitável” e disse que ela remete à escravidão no Brasil.

As imagens, que circularam nas redes sociais, mostram um homem branco, vestido de verde e amarelo, puxando outro homem, negro, preso por correntes. O homem acorrentado usava itens em alusão ao PT, entre eles um tridente, e o apoiador gritava insultos ao presidente Lula (PT). O episódio ocorreu no “Bloco do 22”, ato que encerrou a campanha de Flávio na orla e reuniu milhares de pessoas.

Em ofício enviado aos órgãos, a ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, afirmou que as imagens publicadas não deixam dúvida de que houve crime e pediu providências para avançar na investigação criminal. O documento foi dirigido ao ministro da Justiça, Wellinton Silva, e ao procurador regional eleitoral no Rio, Flávio Moura. A Constituição classifica o racismo como crime inafiançável, e a Lei do Racismo prevê pena de reclusão e multa.

Em vídeo publicado depois, o apoiador de Flávio disse que a cena era uma sátira e que o homem acorrentado é seu amigo. Os dois aparecem juntos na gravação. Não há, nas informações divulgadas, relato do homem acorrentado, manifestação dos organizadores do ato nem posicionamento da campanha de Flávio Bolsonaro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.