Domingueira
- Início •
- Blog
Edvaldo oferece munição para críticas e sofre comparações com Fábio
Por Narcizo Machado
24/09/2023
Sempre que ouço ou leio observações sobre o comportamento político de Edvaldo, fico com a impressão de que algumas críticas são feitas para plantar argumentos de um possível veto ao nome de Edvaldo em 2024. Porém, parte delas, devo concordar, tem coerência com a conduta do prefeito de Aracaju.
Imagem e transferência de votos nem sempre se casam. E eis aqui o cuidado redobrado que Edvaldo deveria ter, mesmo sendo aprovado como gestor.
Desde 2022 que Edvaldo não tem vice. Katarina Feitoza “saiu da linha de sofrimento” e se tornou deputada federal. As aspas na afirmação anterior são para deixar claro que foi uma daquelas pitorescas falas de bastidores, dita por óbvio, por aliado de Edvaldo. Hoje, na linha sucessória da Capital, está o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Vasconcelos. Por mais alguns dias, ele é o prefeito de Aracaju. A interinidade é previsão constitucional, não necessariamente um gesto político.
Das atitudes de Edvaldo, derivam comparações com o governador Fábio Mitidieri, que também deixou o governo por algumas vezes em 2023. Diversos foram os governadores em exercício.
Já tivemos Zezinho Sobral, que teve agenda montada em sua principal base eleitoral. Laranjeiras foi palco de solenidade para ordens de serviço. “Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbi), o Governo do Estado investirá um total de R$ 1.814.872,18 e contemplará o Terminal Rodoviário de Laranjeiras, a Quadra do Povoado Mussuca e o Ponto de Encontro Comunitário, no bairro Pedra Branca.”, diz matéria da agência de notícias do governo.
Em outra oportunidade, Fabio viajou com a companhia de Zezinho Sobral e Jeferson Andrade assumiu o governo. Na agenda do interino, esteve a visita ao Polo Digital de Recife e ordens de serviço em suas bases. Jeferson foi a Recife acompanhado de outros sete deputados estaduais, todos da bancada governista.
Juntos, Fábio, Zezinho e Jeferson, viajaram aos Estados Unidos e, por consequência, assumiu o comando do governo o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Múcio. Ao magistrado foi dada a oportunidade de assinar a sanção da lei que ampliou o número de desembargadores do Tribunal de Justiça, além de outros fatos importantes.
A cada viagem, Fábio convida deputados. Uma forma de mostrar ao Parlamento que ele não vê a instituição apenas como um ‘rolo compressor’ a ser usado nos momentos de votação. Os deputados sentem-se parte do projeto.
E o por que da comparação? Edvaldo não deixa agendas marcantes para seus interinos. Peguemos o caso da atualidade. Para Ricardo Vasconcelos sobrou nestes 15 dias de governo, uma visita a uma praça para pedir reforço da Guarda Municipal na segurança do local, e a ida a uma rua onde tem base eleitoral, para ao lado do secretário de Governo, Halisson Souza, anunciar o recapeamento asfáltico.
Há também uma feira de turismo, que coincidiu na agenda e ele segue essa semana para o Rio de Janeiro. Mas não foi algo pensado para ele.
Ricardo Vasconcelos teve a recepção do governador Fábio Mitidieri, que convidou para um almoço todos os membros da Câmara de Aracaju. Quantas vezes Edvaldo chamou ao menos sua bancada para momentos de integração?
São detalhes, alguns podem dizer bobagens, mas os afagos às vaidades fazem parte de qualquer ambiente de relacionamento. E política é também feita disso. É a arte de lidar com as necessidades e perspectivas humanas. Desde as mais básicas, até àquelas que criam ilusões ou realizações.
Sem Edvaldo compreender isso, Sergipe assiste um dos seus políticos, que tem um dos melhores desempenhos em gestão, ter dificuldades em ser apoiado para voos maiores.
NOTAS DA SEMANA
Emília errou?
Sendo claro, direto e objetivo: errou. Estava claro que o gesto de Fábio Mitidieri era republicano. E, parafraseando Lula, “nunca antes na história” de Sergipe, um governador chamou o principal parlamento municipal do Estado para um diálogo.
Cautela política
A argumentação de Emília de “cautela pelo momento político”, cai bem, tem suas razões. Mas, o eleitorado sabe dividir e não passaria a vê-la como governista. Fosse assim, todo encontro de adversários com mandato seria visto como possível aliança política.
Deu margem
A atitude de Emília deu margem para que parte do eleitorado aracajuano, que não gosta de posturas muito radicais, passe a observá-la com mais cuidado. Como seria sua condução caso eleita prefeita? Afinal, Fábio será o governador em 2025, quando o novo ou a nova ocupante da Prefeitura tomar posse.
Júlio Júnior focado
Após comentário de bastidores da política de São Cristóvão no Jornal da Fan, estive pela primeira vez com o pré-candidato a prefeito Júlio Júnior. Mostrou-se centrado, compreensivo das opiniões divergentes, mas focado em “honrar o legado” da gestão de Marcos Santana.
Marcos Santana avisa
Outro que comentou as especulações foi o prefeito Marcos Santana. Ele reforçou a importância do projeto com Júlio Júnior e explicou que não deixará a vida pública. Para Marcos, existem outros caminhos.
Vitória do projeto
O fato é que para Marcos Santana, a opção por Júlio Júnior é uma forma de ‘vitória coletiva’ do projeto que ele vem comandando desde 2017. Um quadro técnico com perfil muito parecido ao seu e que, vencendo, será observado como um referendo da aprovação de suas gestões.
Reforço de peso com André
A recente chegada de André Moura ao projeto de eleição de Júlio Júnior, demonstra o quanto o grupo de Marcos Santana está com força para 2024. André Moura jamais teria o apoio do grupo de Marcos em 2026, se não fosse pela parceria política.
Gedalva e Diego unidos
Uma reunião na manhã de ontem, fechou um acordo político entre Gedalva Umbaubá e Diego Prado. A intermediação foi do ex-vereador Lilo Abençoado. No encontro, esteve o senador Laércio Oliveira e vereadores de oposição. Laércio comemorou a chegada de Gedalva ao grupo e convidou-a para filiar-se ao Progressistas.
Acordo envolve pesquisa
O acordo entre a oposição em São Cristóvão tem como fiel da balança a realização de uma pesquisa em 2024 e a definição da chapa pela posição no resultado do levantamento. Quem estiver em melhor colocação fica na cabeça de chapa.
Gedalva confiante
Com exclusividade, a Domingueira conversou com Gedalva, que mostrou bastante confiança na unidade da oposição. Ela esclareceu que permanece filiada ao União Brasil e que agradeceu o convite de Laércio, mas não tem previsão de definição quanto à nova filiação. Gedalva disse ainda que seu filho, Rodrigo Umbaubá, preside o Avante e deve disputar mandato para a Câmara de São Cristóvão.
Diego vai a Fábio
Também com exclusividade para a Domingueira, o vereador Diego Prado que lidera o agrupamento de vereadores de oposição, disse que a reunião foi muito positiva e selou o início da aproximação. Ele revelou que, no início da semana, irá ao governador Fábio Mitidieri para informar as deliberações. Diego garantiu não haver problemas em ser vice e reforçou o discurso de unidade.
Katarina premiada
A deputada Katarina Feitoza recebeu da análise da crítica, o prêmio Congresso em Foco. Ela se disse “surpresa e feliz”. Seu prêmio foi escolha de um grupo selecionado de especialistas em política que fazem a cobertura do trabalho no Congresso.
Rogério escolhido
O senador Rogério Carvalho também recebeu o prêmio Congresso em Foco. O título dele foi por votação na internet. Ficou entre os dez mais votados do Brasil. Mostra a influência dele na conjuntura política. Rogério está afastado das atividades parlamentares por cirurgia ocular. Nas redes sociais, ele compartilhou o procedimento e sua recuperação.
Progressistas em diálogo
Após as cobranças do deputado federal Thiago de Joaldo por mais diálogos e participação dos deputados da sigla nas decisões do Progressistas de Sergipe, o senador Laércio Oliveira convidou Thiago e os deputados estaduais Luciano Pimentel e Neto Batalha, para começar as definições nos municípios para as eleições de 2024. O clima foi de satisfação pela nova postura do senador para com os demais membros do partido. A informação é de que o PP saíra ainda maior das eleições do ano que vem. O encontro ocorreu na manhã desse sábado, 23.
Serviço à memória
O historiador e professor Jorge Carvalho tem prestado grande serviço à memória da história do rádio sergipano. Em seu canal no YouTube, “Educação, História e Política”, ele tem publicado entrevistas com trilhas que marcaram a história. É o prenúncio de um novo livro. Um viva, nosso rádio merece!
Desfile do Augusto Franco
Promovido pela Casa Cultural Careca e Camaradas, o 9° Desfile Cívico do Conjunto Augusto Franco acontece hoje, 24. O evento, que ressalta a importância histórica do 7 de Setembro, terá início às 15h, com concentração na Rua Maria Adolfina Costa. Sob a coordenação de Max Prejuízo, o evento conta com o apoio da SMTT, Emsurb e Polícia Militar.
Enquete sobre 2024
Em enquete no perfil do Instagram @comnarcizomachado buscamos saber como pensam os seguidores sobre o voto de 2024. 10% afirma que votará em uma mulher incondicionalmente, 20% optaria por uma mulher que demonstre capacidade de gestão e 70% buscaria a capacidade de gestão independente do gênero.