A Viação Roberto Santana (VRS) voltou a colocar ônibus em circulação em Aracaju nesta terça-feira, 2, após a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ser notificada da decisão judicial que determinou a suspensão dos efeitos da medida que havia retirado a empresa do sistema de transporte coletivo.
A liminar foi concedida pela Justiça na sexta-feira, 28, mas a notificação oficial à SMTT ocorreu somente na manhã desta terça. Após receber a determinação, o órgão informou que irá cumprir a decisão e iniciou os procedimentos para regularizar o retorno da empresa.
A apuração do Portal Fan F1 identificou ônibus da VRS circulando pelas ruas da capital nesta terça-feira. Em entrevista ao repórter Raimundo Morais, da rádio Fan FM, o rodoviário Márcio Franco, da VRS, informou, que aproximadamente 50 veículos já estavam circulando e que outros 60 aguardavam liberação.
Confusão na garagem
O processo de retomada, no entanto, foi marcado por uma confusão na garagem da VRS, no bairro Novo Paraíso.
Após a notificação da decisão judicial, veículos da SMTT e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) permaneceram na entrada da garagem. A medida acabou impedindo, naquele momento, a saída da totalidade da frota que a empresa pretendia colocar novamente em operação.
Funcionários e motoristas permaneceram no local aguardando a liberação dos ônibus. A situação gerou um princípio de confusão no final da manhã, enquanto a VRS defendia a retomada da frota e a regularização dos veículos para circulação.
Em nota, a Prefeitura de Aracaju afirmou que cumprirá a decisão judicial, mas explicou que os veículos da VRS haviam sido descadastrados do sistema de transporte coletivo. Por isso, segundo a gestão, são necessários procedimentos operacionais para que toda a frota volte oficialmente à operação.
A Prefeitura informou que será necessário um prazo de até 24 horas para a realização desses procedimentos e afirmou que a expectativa é de que até sexta-feira, 4, os ônibus da VRS estejam novamente em circulação.
Sobre a presença da Guarda Municipal na região da garagem, a Prefeitura afirmou que a atuação teve caráter preventivo, com o objetivo de garantir a ordem durante o cumprimento da decisão judicial.
Boa Vista continua operando
Enquanto a VRS começa a retornar ao sistema, a Viação Boa Vista continua com ônibus em circulação.
A apuração do Portal Fan F1 identificou veículos das duas empresas operando nesta terça-feira, o que deixa em aberto como ficará a divisão das linhas durante a transição.
Ainda não foi informado oficialmente se a Boa Vista continuará operando simultaneamente com a VRS, se haverá redução da frota da empresa ou se o contrato sofrerá alguma alteração após a retomada completa da VRS.
O Portal Fan F1 questionou a Prefeitura de Aracaju sobre quantos ônibus da Boa Vista estão atualmente em circulação, qual será o destino da operação da empresa após o retorno da VRS e como ficará a distribuição das linhas entre as duas empresas. A gestão informou que responderá a esses questionamentos em outro momento.
A Prefeitura diz que recorreu
Apesar de cumprir a decisão que determinou o retorno da VRS, a Prefeitura de Aracaju mantém o entendimento contrário à liminar. O Município já apresentou recurso contra a decisão judicial, conforme confirmado pelo procurador de Aracaju, Hunaldo Mota, ao Portal Fan F1 na última terça-feira, 1º.








