Nova edição do CNU em 2027 ainda é incerta, aponta Ministério da Gestão

Foto: Divulgação/CNU

De acordo com o O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a realização de uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) ainda é incerta para 2027. A pasta informou informou que não há uma definição sobre a abertura de um novo processo seletivo, embora o governo federal pretenda manter a política de renovação dos quadros do funcionalismo público.

A pasta explicou que a decisão sobre uma terceira edição do concurso dependerá da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027, cuja proposta foi encaminhada ao Congresso Nacional no final de agosto. A aprovação do orçamento será determinante para avaliar a possibilidade de realização de uma nova seleção.

“Sobre uma nova edição do CPNU ainda em 2027, será necessário aguardar a aprovação da Lei Orçamentária, mas é certo que o MGI seguirá dando continuidade ao esforço de renovação dos quadros do serviço público federal e à estratégia de manter os órgãos adequadamente estruturados para atender à população”, afirmou o ministério em nota.

A manifestação indica que o governo ainda não estabeleceu um calendário para a próxima edição. A realização do concurso permanece condicionada às definições orçamentárias, sem confirmação de datas, número de vagas ou órgãos participantes.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *