Tina Correia lança livro “Fidiguido” em Aracaju

Tina Correia

Em entrevista ao Jornal da Fan desta sexta-feira, 16, a professora e escritora sergipana Tina Correia falou sobre o lançamento do seu segundo livro “Fidiguido”.

A obra conta a história de Fidiguido, uma criança que foi abandonada na porta da casa do pai biológico, Guido, que não sabia que Fidiguido exista. Quando incluído em casa, a madrasta não aceita a criança na frente do pai. Além disso, a escritora conta que a madrasta era um amor com a criança na frente de Guido, mas por trás era muito ‘maldavinha”.

Tina fala como foi a escolha do título da obra. “O título foi um sobrinho meu, uma vez em viagem lá ao Rio de Janeiro, ele imitava muito os linguajar dos nordestinos e a gente conversa muito, ria muito. E uma das vezes, ele me falou, me contando uma história, ele disse: ‘Ah, quem encontrei foi dona Jefinha e Jefinha é de Fidiguido, é a mãe do fidiguido’. E eu: ‘Que fidiguido?’. Aí ele me explicou o que era figuido. Claro que eu saiba que em Aracaju a gente fala ‘fidimaria’, ‘fidizé’, ‘fidizico’, ‘fidiguido’… Eu adorei essa expressão ‘fidiguido’, aí me veio uma ideia de uma dia em escrever um livro com esse nome”, disse.

A sergipana também sobre foi o processo de escrita do livro. “A experiência vem da memória, são lembranças que tinha de muitas histórias”, comenta Tina, dando exemplo das histórias de Zé Peixe e das histórias de cordel que as irmãs dela contavam. Ela também fala que para quem conhece Aracaju, vai conhecer os lugares e pessoas por onde a história retrata.

Nascida em Aracaju, Tina Correia mora há 51 anos no Rio de Janeiro, onde fez mestrado e construiu carreira na educação e fez curso de jornalismo e de cinema. Ela é esposa do jornalista sergipano Ancelmo Gois, que é colunista do jornal O Globo desde 2001. Na entrevista, a escritora fala sobre como surgiu a paixão pela escrita. “Eu sempre tive muita paixão pela escrita. Gostava muito de ler, adorava livros, sempre gostei muito de livros”. E depois de uma tentativa de fazer o curso científico e ser reprovada em matemática, física e química, eu pulei para o curso clássico e me apaixonei pelo curso clássico”, relembra Tina.

O livro “Fidiguido” já está disponível nas livrarias. A escritora realizará uma tarde de autógrafos neste sábado, 17, a partir das 16h na livraria Escariz da Avenida Jorge Amado, número 960, localizado no bairro Jardins, Zona Sul de Aracaju.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *