Cobertura vacinal contra gripe segue abaixo da meta em Sergipe; apenas 42,8% do público-alvo foi imunizado

Foto: SES

A cobertura vacinal contra a influenza permanece abaixo da meta em Sergipe. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que, desde o início da campanha, no fim de março, foram aplicadas 218.975 doses da vacina, o que corresponde a 42,81% de cobertura entre os grupos prioritários. O índice está distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios sergipanos. A campanha tem como foco principal crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos, considerados mais vulneráveis às complicações da doença.

Entre os cinco municípios mais populosos do estado, nenhum alcançou 50% de cobertura vacinal. Aracaju registra 42%, seguida por Itabaiana (40%), Lagarto (39%), São Cristóvão (37%) e Nossa Senhora do Socorro (35%).

Os menores índices de cobertura foram registrados em Santo Amaro das Brotas (26%), Riachuelo (29%), Cristinápolis (32%), Laranjeiras (33%) e Simão Dias (34%).

Entre os grupos prioritários, as gestantes apresentam a maior cobertura vacinal, com 66,14%. Entre as crianças, o índice é de 43,57%, enquanto os idosos registram 40,98%.

A influenza é uma infecção respiratória que pode evoluir para casos graves, especialmente entre crianças pequenas, idosos e gestantes. A vacinação é apontada pelas autoridades de saúde como a principal medida para reduzir o risco de complicações, internações e mortes provocadas pela doença.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *