A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta segunda-feira, 22, a fabricação, distribuição e comercialização de detergentes e desinfetantes da Ypê produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026. A decisão revoga parcialmente a suspensão determinada em maio deste ano, após a identificação de falhas em processos de fabricação na unidade da Química Amparo, fabricante da marca.
Segundo a Anvisa, a liberação foi concedida após a apresentação de laudos considerados satisfatórios para todos os lotes produzidos em 2026, o que permitiu a retirada das restrições para esses produtos mais recentes. Apesar disso, a agência informou que segue acompanhando o caso e mantém medidas de controle para parte dos produtos.
A decisão foi formalizada nas Resoluções Específicas (RE) 2.484/2026, 2.485/2026, 2.486/2026 e 2.487/2026, publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira.
A suspensão inicial havia atingido lava-louças, lava-roupas líquidos e desinfetantes de lotes com numeração final 1, fabricados na unidade de Amparo (SP). Na ocasião, inspeções realizadas em conjunto com vigilâncias sanitárias identificaram falhas em etapas do processo produtivo, incluindo problemas em boas práticas de fabricação, deficiências nos sistemas de controle de qualidade e risco de contaminação microbiológica.
Em novembro de 2025, a Anvisa já havia determinado o recolhimento de lotes de lava-roupas da marca após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em análises realizadas pela própria fabricante.
Com a nova decisão, ficam liberados os produtos fabricados a partir de 2026 das linhas de lava-louças e desinfetantes, incluindo lava-louças Ypê, lava-louças com enzimas ativas, lava-louças concentrado Ypê Green, lava-louças toque suave, além dos desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê.
Apesar da liberação parcial, permanecem as restrições para produtos fabricados antes das datas consideradas seguras pela agência. Continuam suspensos lava-louças produzidos até 31 de dezembro de 2025, desinfetantes da marca fabricados até a mesma data e lava-roupas líquidos da linha Tixan Ypê produzidos até 31 de março de 2026.
Segundo a Anvisa, as restrições seguem válidas devido às medidas adotadas após a identificação das falhas no processo produtivo e à necessidade de garantir a segurança sanitária dos produtos.
A fabricante informou que realizará o recolhimento voluntário de parte dos lava-roupas líquidos da linha Tixan Ypê como medida preventiva, dentro de um plano de mitigação de riscos aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa. A lista inclui diferentes versões do produto, como Combate ao Mau Odor, Cuida das Roupas, Antibac, Coco e Baunilha, Green, Express, Power Act, Premium, Maciez e Primavera.
A empresa afirmou que a iniciativa tem caráter preventivo e faz parte do processo de normalização operacional.
A Anvisa também informou que, mesmo com a revisão parcial da medida, segue recomendando que consumidores não utilizem produtos abrangidos pelas restrições por precaução. A orientação é para que os clientes entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para informações sobre troca, devolução ou ressarcimento.








