”Na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei”, diz Lula sobre a PL da Dosimetria

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na manhã desta quinta-feira, 18, que vai vetar a PL da Dosimetria quando o projeto chegar na mesa presidencial para ele assinar. O anúncio foi feito durante o café de manhã com os jornalistas.

De acordo com o petista, ele não foi informado de um possível acordo entre a base governista e a base de oposição para a aprovação da PL.

“Se houve acordo com governo, eu não fui informado. Então, se o presidente não foi informado, não houve acordo. Tenho dito que as pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão que pagar contra os atos cometidos contra esse país. Nem terminou o julgamento ainda e já resolvem diminuir a pena. Com todo respeito que tenho ao Congresso, na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei”, afirmou Lula.

Entenda o contexto

A fala do presidente relaciona ao que o senador Jaques Wagner (PT/BA) falou durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na última quarta-feira, 17, em que admitiu que houve o acordo político para viabilizar a votação da PL da Dosimetria com objetivo de ”fazer as coisas andarem e fazer mais pelo Brasil” e que não houve consulta com o presidente da República e com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT/PR).

”Me arrisquei, não me arrependo de ter vindo aqui para ter feito um acordo de procedimento e não de mérito”, confessou o senador baiano.

Sobre a PL da Dosimetria

A PL da Dosimetria foi aprovada na noite desta quarta-feira pelo plenário do Senado com 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção. A aprovação teve votos de partidos da base do governo, como o PSB, MDB e PSD.

O projeto pode viabilizar a redução da punição aplicada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus pela tentativa de golpe, e pelas invasões às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Em paralelo, a proposta já é alvo de uma ação de parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF) para parar a tramitação do texto no Congresso. Mesmo se a PL da Dosimetria virar lei, o texto pode ter a validade questionada no Supremo.

O que acontece agora

Lula terá 15 dias úteis a partir do momento em que o Planalto receber o projeto para decidir sobre a sanção ou veto. Se o presidente vetar, o tema volta a ser apreciado pelo Congresso.

No cenário de veto, deputados e senadores vão decidir se mantêm ou derrubam o veto. Para derrubar, precisam do apoio de 257 deputados e 41 senadores. Se o veto for derrubado, a proposta se torna lei.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *