Censo 2022 revela que 43% da população sergipana tem o sobrenome Santos

Foto: Agência IBGE notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira, 4 , a segunda edição do levantamento de nomes mais frequentes no Brasil, com atualização feita por meio do Censo Demográfico 2022. A nova edição, que incluiu sobrenomes, destaca a predominância do sobrenome “Santos” em Sergipe, que é o estado com maior concentração de um único sobrenomene no país.

A pesquisa aponta que 43,38% da população sergipana está registrada com o sobrenome “Santos”. O cenário local diverge do dado nacional, onde Silva mantém a liderança no ranking geral, presente na identificação de 16,76% da população brasileira. No ranking de nomes próprios, a liderança repete o padrão nacional, com Maria (8,99%) e José (6,21%) no topo. Já o terceiro nome mais comum na lista sergipana é Ana, com 1,81%.

O site “Nomes no Brasil” apresenta um ranking que pode ser filtrado entre localidade (Brasil, UF ou município), sexo, período de nascimento e letra inicial. Além disso, ao clicar no nome, o usuário tem acesso a estatísticas detalhadas, incluindo a maior incidência por região, a idade mediana das pessoas com o nome e outras curiosidades.

Os nomes também revelam tendências e mudanças geracionais, Osvaldo e Terezinha, por exemplo, representam pessoas com idades médias entre 62 e 66 anos, enquanto Gael e Helena, refletem a nova geração, com idades medianas entre 1 e 8 anos, respectivamente.

Além disso, esta edição também apresenta a novidade “No mundo”, onde os usuários conseguem conferir, por meio de um mapa-múndi interativo, os nomes mais comuns em cada país.

O estudo considerou apenas o primeiro nome informado na lista de moradores para fins de divulgação. Por isso, variações de grafia (como Ana ou Anna) e o uso de acentuação não foram padronizados, sendo contabilizados de acordo com o registro original. Além disso, o IBGE ocultou casos com menos de 20 incidências no país ou 15 por UF para garantir o sigilo estatístico.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.