A II feira “Da Cata ao Prato” acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no Museu da Gente Sergipana. O evento é organizado pelo Movimento das Marisqueiras de Sergipe (MMS), em parceria com o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras da Universidade Federal de Sergipe (PEAC/UFS).
Com entrada gratuita, o evento ganha força como um espaço de comercialização, celebração, incidência política e valorização da produção das marisqueiras, reunindo sabores, saberes, artes e resistência dos territórios tradicionais sergipanos.
Durante a feira, o público terá a possibilidade de conhecer e adquirir os produtos feitos pelas marisqueiras, entre eles: catados de mariscos, moquecas, caldos, bolinhos e outros alimentos tradicionais, além de biojoias, bordados, crochês e artesanatos. A programação também inclui rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e atividades infantis, possibilitando que toda a família se aproxime do trabalho realizado pelas mulheres que vivem e trabalham nas marés.Confira a programação completa:
Sexta-feira (31/10) – Abertura Solene
A abertura da Feira acontece à noite, a partir das 19h, com a exibição do filme “Vozes do Manguezal: O legado das marisqueiras”, de Katharyna Almeida. A sessão será seguida de uma conversa com lideranças do Movimento de Marisqueiras de Sergipe (MMS).
A banda de samba Ela Sambô encerra a noite de abertura com um show animado a partir das 20h30.
Sábado (01/11) – Dia Principal
No sábado, a Feira estará aberta das 10h às 22h, contando com:
Oficinas “Da Cata ao Prato”: Ministradas por marisqueiras de diversas regiões do litoral, as oficinas apresentarão o percurso dos alimentos, desde a cata até o prato, por meio de contação de histórias, demonstração de técnicas de filetagem, temperos e preparo de receitas.
Oficina de Artesanato “Tricotando marés”: Marisqueiras facilitarão esta atividade, mostrando objetos feitos com matérias-primas oriundas da mariscagem.
Tenda da Saúde: Para celebrar os conhecimentos tradicionais, a Feira traz a Tenda da Saúde em parceria com o Movimento Popular de Saúde em Sergipe (MOPS).
Tenda Espaço Infantil: As crianças poderão se divertir com jogos e brincadeiras lúdicas ligadas ao universo da mariscagem.
Temas como direitos das mulheres marisqueiras, alimentação saudável, a diversidade produtiva e as ameaças aos territórios serão debatidos nas rodas de conversa.
Acompanhe as novidades no Instagram oficial: @marisqueirassergipe.










