Trump avalia reunião com Lula como “muito boa” e mantém em aberto possibilidade de acordo

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 27, que teve uma reunião “muito boa” com o presidente Lula na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia. Após o encontro, Lula disse que acredita que um acordo entre os dois países seja finalizado ainda nas próximas semanas.

“Tivemos uma reunião muito boa, vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fazer um acordo. Vamos ver, agora mesmo eles estão pagando, acho que 50% de tarifa”, afirmou Trump a repórteres durante voo para o Japão.

Trump ainda parabenizou Lula, que completa 80 anos nesta segunda-feira.

“E quero desejar feliz aniversário ao presidente, hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante”, elogiou.

O encontro marcou o início formal das negociações comerciais entre os dois países em busca de uma resolução às tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros.

Lula afirmou que na reunião entregou uma lista com as reivindicações brasileiras — que incluem o fim do tarifaço e das sanções a ministros do STF e ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha — e teve a impressão de que logo não haverá mais problema entre os dois países.

O presidente brasileiro afirmou ainda que ligará para Trump sempre que houver necessidade ao longo das negociações.

“Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”, disse.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.