Projetos com foco na sustentabilidade são destaques da Seduc em evento de inovação em Brasília

Estudantes e professores vinculados à Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seduc) expuseram oito projetos inovadores na V Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

Quatro escolas representaram o estado: o Centro de Excelência José Figueiredo Barreto e IE Ruy Barbosa, de Aracaju; Colégio Estadual Professor João de Oliveira, em Poço Verde; além do CEED Agonalto Pacheco, de Neópolis.

Os projetos desenvolvidos foram voltados para sustentabilidade, reutilização de material orgânico, gastronomia, realidade virtual, inteligência artificial e aplicação social. 

O IE Ruy Barbosa apresentou uma torta de limão e requeijão oriundos da semente da abóbora. “A gente tem visto a população descartar essa semente, e aí o objetivo do projeto foi resgatar isso e fazer com que  a gente tenha uma proposta mais sustentável. Um dos nossos objetivos também foi mostrar que os produtos podem ser mais palatáveis, muitas vezes querem consumir a semente e pensam de forma negativa, então quando a gente transforma a semente em leite e depois em novo produto, o processo de aceitabilidade aumenta”, explicou a professora Leise Moreira.

Já o CEED Agonalto Pacheco, de Neópolis, focou em três inovações: um óculos de realidade virtual feito com material descartável; um robô que auxilia no combate a incêndios; e um projeto de inteligência artificial para área de marketing e comunicação visual.


“Nós já temos óculos de realidade virtual convencional no mercado, porém ele não é acessível. Os alunos da rede pública, por exemplo, não tem uma fonte de renda que seria necessária para investir em materiais caros que seriam necessários para produzir um óculos de realidade virtual. Então, o nosso tem o principal objetivo de promover aulas mais práticas, mais dinâmicas”, destacou sobre um dos projetos a estudante Evely Santos, de 16 anos.

Pensando em sustentabilidade, os alunos do Centro de Excelência José Figueiredo Barreto investiram seus esforços na produção de biocerâmica por meio do reaproveitamento da casca do caranguejo.

“ A gente percebeu que era muito descartado na Praia de Atalaia. A Universidade Federal de Sergipe fez um levantamento e a gente percebeu que 310 toneladas de caranguejo são descartadas por ano em Sergipe. Então a gente pensou como podemos reaproveitar estas cascas. Foi assim que começou o projeto da biocerâmica”, explicou Aline Ferreira, 16, estudante do colégio.

Experiência positiva

A participação na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é uma forma de dar visibilidade às inovações desenvolvidas na sala de aula em conjunto entre alunos e professores.       

“É uma oportunidade grandiosa, sou muito grato a Deus primeiramente, e aos meus educadores”, disse o estudante Flávio Francisco, do colégio de Neópolis.

“É muito importante trazer essas experiência a nível nacional para os alunos, mostrar que o produto deles está sendo bem aceito, e eles estão vendo os frutos do trabalho deles dentro da escola”, pontua a professora Érika Doraty.

Suely Castro, diretora do IE Rui Barbosa, frisou a importância da troca de conhecimento proporcionada pelo evento.

“Os meninos realmente dão um show de protagonismo. Temos vários projetos aqui, são outros projetos apresentados aqui na quinta semana de educação profissional e tecnológica. E é uma troca também de experiências, porque a gente tem experiência com outras instituições”, celebra.

A Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) é uma iniciativa do Ministério da Educação que valoriza a modalidade de ensino técnico, protagonizada sobretudo por instituições Federais de ensino. O evento começou na última terça, 7, e foi encerrado nesta quinta-feira, 9, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

A SNEPT é um dos 28 subeventos do Festival Curicaca, novo evento realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio, que reúne vários stands sobre inovação tecnológica na indústria. O festival acontece até o próximo sábado, 11.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.