Projetos de ensino lúdico sobre física e sustentabilidade são destaques do IFS em evento de inovação tecnológica em Brasília

“Oportunidade inesquecível”, foi o que expressou o estudante Yan Souza, de 15 anos, estudante do Instituto Federal de Sergipe ( IFS ), Campus Estância, sobre a oportunidade de participar da V Semana Nacional de Educação Tecnológica e Profissional (SNEPT), que ocorreu até esta quinta-feira, 9, em Brasília.

O IFS está entre as 63 instituições que expuseram inovações tecnológicas na Arena BRB Mané Garrincha. No total, foram 400 projetos de todos país, sendo 16 do Instituto Federal de Sergipe e 8 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Os projetos desenvolvidos pelo IFS envolvem multidisciplinaridade e inovação e reforçam a importância da Educação Profissional e Tecnológica para o futuro do país.”Isso é muito importante porque fortalece o ensino, a pesquisa, a extensão, e de forma transversal a inovação Está aqui é uma honra, são projetos selecionados, que estão dentro da inovação do nosso país”, disse a Reitora do IFS Ruth Sales.

Entre os principais projetos apresentados pelo IFS estão o drone que se movimenta a partir do movimento de braços, o carrinho controlado por um luva na mão, o projeto que transforma material plástico em matéria prima para impressões 3D, além de jogos lúdicos para o ensino de física quântica.

“É muito gratificante pra mim, nunca tive em um evento deste tamanho, que traz tanta tecnologia, inovações e ainda mais por meio da educação, da escola. Oportunidade inesquecível. O projeto que desenvolvi é um jogo interativo para que todo público, principalmente o mais jovem, não olhe mais física quântica como bicho de sete cabeça e sim algo simples”, destacou Yan Souza, um dos criadores do jogo que resgata a nostalgia do ‘Mario Bros’ para o ensino.

Já Paula Amorim, do Campus Lagarto, detalhou a inovação cuja proposta principal é a sustentabilidade. “Oportunidade incrível que recebi do meu orientador. Meu projeto é uma máquina filamentadora, a gente produz filamentos para impressora 3D, utilizando garrafa pet, ou seja, é reciclável”, explica.

O professor da área de elétrica no IFS, Roberto Macena, reforçou a interdisciplinaridade dos projetos e a oportunidade para os alunos se especializem antes do ensino superior ou ingresso no mercado de trabalho.

“Nós temos alunos alunos de quinze anos de idade, que são do 1º ano do Ensino Médio, então imagina a formação dele como vai ser rica. Ele aprender a desenvolver jogo, aprender a fazer robótica, a trabalhar com reconhecimento facial, então ele vai ter uma oportunidade em vários anos de desenvolver uma tecnologia muito utilizada e vai já para o mercado de trabalho com esta bagagem já bem feita”, pontuou.

A Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é uma iniciativa do Ministério da Educação que valoriza a modalidade de ensino técnico, protagonizada sobretudo por Instituições Federais de ensino. O ministro da educação, Camilo Santana, visitou os stands estaduais para conhecer os projetos exibidos e, durante coletiva de imprensa, garantiu a abertura de novas vagas de graduação para a modalidade de ensino da EPT ainda este ano.

“Reforça a importância da gente ofertar cursos mais conectados com o mundo atual do trabalho, da tecnologia, de inteligência artificial. Então essa é a ideia. Vamos ofertar agora cinco mil vagas nas nossas instituições, nestes novos cursos, e já queremos abrir agora no Enem”, revelou.

Foto: Thiago Sousa / MEC

Festival Curicaca

A SNEPT é um dos 28 subeventos do Festival Curicaca, novo evento realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio, que reúne vários stands sobre inovação tecnológica na indústria. O evento acontece até o próximo, sábado, dia 11, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, com entrada gratuita e expectativa para a visita de milhares de pessoas.

Além das exposições, o festival promove tour gastronômico, shows culturais, premiações, palestras e debates sobre inovação e tecnologia.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.