Segunda morte por intoxicação por metanol é confirmada em SP; Ministério da Saúde anuncia compra e distribuição de antídoto

Reprodução: Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, neste sábado, 4, a compra de mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol para fortalecer o estoque do SUS para os casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A previsão é que os antídotos estejam disponíveis até o final da próxima semana.

As novas ampolas de etanol vão se somar às 4,3 mil unidades entregues aos estoques dos SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A distribuição dos insumos começou neste sábado, contemplando a Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Os dois antídotos – etanol e fomepizol – podem ser utilizados na suspeita de intoxicação e o profissional de saúde não precisa aguardar a confirmação laboratorial. 

Casos

O Ministério da Saúde confirmou até este sábado 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Piauí notificaram os primeiros casos em investigação. Também no sábado a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou a segunda morte por intoxicação por metanol.

Em todo o país, são 14 casos confirmados e 181 em investigação. Do total de registros, 162 são em São Paulo (14 confirmados e 148 em investigação). Dessas notificações, 13 são de óbitos. Um óbito confirmado no estado de São Paulo e 12 estão sendo investigados (7 em SP, 3 em PE, 1 na BA e 1 no MS).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.