Em entrevista exlusiva concedida ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, na manhã desta quarta-feira, 17, o promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE) trouxe considerações sobre a utilização de câmeras corporais no trabalho das forças de segurança.
Sobre o assunto, o promotor destaca a importância da modernização constante das forças de segurança, especialmente diante das mudanças na sociedade e no perfil da criminalidade. “Toda inovação tecnológica, ela é muito bem-vinda. O aparato de segurança pública precisa estar sempre se modernizando frente aos novos desafios. Eu costumo dizer que a segurança pública de hoje não é a segurança pública de 20 anos atrás. A sociedade mudou, a sociedade cresceu, os bairros cresceram, o crime cresceu e se expandiu. O crime cresceu em quantidade e em qualidade”, pontua.
Ele também reconhece que existe uma resistência grande à adoção dessa medida em algumas áreas por parte de certos segmentos da segurança, mas explica que alguns pontos devem ser avaliados. “Nós precisamos avaliar que vamos ter aspectos positivos e aspectos negativos, e colocar isso numa balança para chegar à conclusão do que é melhor. É como contratar um seguro de carro, é como contratar um seguro de saúde. O que nós devemos fazer é uma análise de risco […] Vale a pena correr o risco de ter determinados conflitos? Ficar à mercê exclusivamente de outros elementos de prova, quando eu poderia ter, a partir da utilização de câmeras corporais, uma ideia muito mais fiel do que aconteceu em relação aos fatos?”, aponta.
Além das questões que envolvem o processo de segurança e investigação de crimes, o promotor acrescenta que a utilização das câmeras corporais também pode servir para a qualificação dos agentes. “‘Por que nós erramos?’ ‘Onde nós erramos?’ Transformar os casos reais em casos emblemáticos, paradigmáticos e casos de estudo para que a gente estruture a tropa para não mais cometer aqueles erros […] ou então, ‘onde acertamos?’ ‘Olha, veja como nós acertamos aqui’. ‘Então, é assim que devemos agir'”, conclui.








