“É contradição, mas é a realidade”, afirma João Daniel sobre aliança entre PT e PL em Itabaiana

Ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, desta quinta-feira, 26, o deputado federal João Daniel (PT) falou sobre a possibilidade de um projeto político entre o Partido dos Trabalhadores e Valmir de Francisquinho. O posicionamento acontece após o também deputado federal Ícaro de Valmir (PL), durante entrevista à rádio Rio FM, de Porto da Folha, citar esta possível união.

Segundo Ícaro, João Daniel levantou a possibilidade da candidatura de Valmir ao Governo de Sergipe. Na entrevista ao Jornal da Fan, o deputado do PT foi questionado se estaria aderindo as ideias do agrupamento do então prefeito de Itabaiana.

” Nós não temos problemas de discutir com ninguém sobre 2026. É claro que o PT, em estando o Valmir no PL, não seria possível essa aliança. O PT tem clareza a nível nacional e definição, nem ele faria, nem nós faríamos. Agora, o povo sergipano sabe de que é possível que haja mudanças de partidos e que possa ter uma aliança das oposições que nós poderemos debater. Temos boa relação, como você me disse. Sempre nós falamos, temos uma boa relação, por exemplo, com o prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho. O PT do município Itabaiana participa na Câmara Municipal da Base Aliada de Valmir”, comentou.

João Daniel respondeu ainda se esta possível aliança representaria uma contradição. ”O PT em Itabaiana tem uma relação com o Valmir. Houve uma discussão muito clara, muito tranquila e o PT optou em não ter candidatura própria na eleição em Itabaiana, ter uma chapa proporcional de vereadores, elegeu o vereador Edvaldo da Estampa, um grande vereador, companheiro de Itabaiana e participa desta gestão. É contradição, mas é a realidade de cada local. O Valmir tem se comportado, tem discutido e tem sido um grande parceiro. Nós não podemos esquecer que na eleição para Governo do Estado, o Valmir esteve no segundo turno em apoio à candidatura do PT, que perdeu por 2% dos votos”, relembrou.

O deputado reforçou que a possibilidade de aliança só seria possível com a mudança de partido por parte de Valmir: “O PL não terá aliança com o PT, mas todo mundo sabe que é possível que haja uma rearrumação lá na frente sobre os partidos e não impede que haja uma discussão e que poderá vir a ter uma aliança. Mas eu repito a vocês, o PT tem interesse num bloco esquerda sobre a aliança e ter uma candidatura ao Governo do Estado de Sergipe. E nós poderemos debater também essa relação que nós hoje oficialmente não temos com o Governo do Estado. Se vier a ter, se for puxada or interesse do Governo Federal e do Governo do Estado, podemos debater e podemos estar sim numa aliança também com o Valmir”

E complementou: “Valmir, se ele sair do PL e vier compor um partido de centro, um partido que esteja numa aliança nacional, nós não vemos nenhum problema. Agora, hoje o PT trabalha para ter uma aliança no campo democrático popular, liderado pelo presidente Lula, e em Sergipe ter candidatura própria ao governo do estado. Então, portanto, é possível que Valmir de Francisquinho, em não sendo candidato, possa vir num campo de oposição. Eu tenho muita coerência que podemos construir um campo de oposição e uma candidatura”, revelou.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.