Durante depoimento nesta terça-feira, 10, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma brincadeira com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e chamou o ministro para ser seu vice nas eleições de 2026.
Bolsonaro é réu no processo penal sobre tentativa de golpe de Estado em 2022, do qual Moraes é relator. O interrogatório dos réus do ‘núcleo crucial’ na ação foi retomado nesta terça.
O ex-presidente narrava que pretende visitar alguns municípios no Rio Grande do Norte no próximo fim de semana, diante da boa receptividade que tem da população, e questionou o ministro Alexandre de Moraes se ele gostaria de ver um vídeo com essas imagens, ao que o ministro respondeu: “Declino”.
Bolsonaro então perguntou a Moraes: “Posso fazer uma brincadeira?”, ao passo que Moraes respondeu: “O senhor quem sabe. Eu perguntaria aos seus advogados”.
O ex-presidente replicou: “Eu gostaria de convidá-lo para ser meu vice em 26”. Em resposta, Moraes afirmou: “Eu declino novamente”.
Ele é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como peça-chave da organização criminosa que atuou pela ruptura democrática. A PGR atribuiu ao grupo cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.