A funcionalidade automática do Pix começa a valer no dia 16 de junho. O Banco Central anunciou oficialmente seu lançamento e a novidade será apresentada publicamente em um evento na próxima quarta-feira, 4 de junho.
Segundo o BC, a modalidade visa facilitar o pagamento de contas recorrentes, como mensalidades escolares, condomínios, serviços por assinatura, planos de saúde e contas de consumo.
Através dele, uma empresa poderá enviar uma solicitação de autorização ao cliente. Este deverá aceitar o débito automático para pagamentos variáveis ou com frequência flexível. Assim, os débitos serão feitos automaticamente nas datas estabelecidas, e o consumidor poderá cancelar ou editar a autorização a qualquer momento.
A iniciativa é similar ao modelo tradicional de débito automático, mas dispensa convênios específicos entre empresas e bancos.
Para pessoas físicas, o pix automático será gratuito. Já para empresas que receberem pagamentos por meio dessa funcionalidade, poderá haver cobrança de tarifas, conforme política da instituição financeira recebedora.