O novo campus da Universidade Federal de Sergipe, localizado no município de Estância, na região Centro-Sul do estado, terá seis cursos de graduação com mais de 1,4 mil vagas nos primeiros cinco anos.
O Conselho Universitário da UFS aprovou nessa última sexta-feira, 30, a proposta de criação do campus, que será o sétimo da única instituição pública de ensino superior no estado.
A expectativa é que o campus comece a funcionar ainda este ano e que, no próximo Sisu, pelo menos dois novos cursos sejam disponibilizados.
Os cursos de graduação ofertados no Campus Estância serão: Biotecnologia; Ciência dos Dados; Engenharia de Produção; Engenharia Têxtil; Gestão Ambiental; e Gestão e Empreendedorismo. Cada um ofertará 50 vagas anuais.
Segundo a economista e pró-reitora de Planejamento da UFS, Fernanda Espiridião, a escolha dos cursos foi realizada após uma análise socioeconômica da microrregião e do município de Estância, identificando os principais setores presentes para atender a necessidade de mão de obra capacitada.
De acordo com o planejamento inicial, o funcionamento do campus prevê a contratação de 78 professores e 93 servidores dos níveis médio e superior.
“A expectativa é, inicialmente, instalar em prédios cedidos pelo Estado e, paralelamente, fazendo toda a construção civil para o novo campus de Estância. Este ano, vamos criar toda a estrutura administrativa que é necessária para a criação do campus, mas a UFS já tem expertise, pois já criou cinco campi, fora a sede”, disse a vice-reitora da UFS, Silvana Bretas.
A construção do novo campus integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, voltado à ampliação da oferta de vagas no ensino superior.