Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, participaram, nesta terça-feira, 20, da solenidade de abertura da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, e reuniu milhares de gestores municipais de todo o país.
Em seus discursos, os parlamentares defenderam o fortalecimento do pacto federativo e destacaram a importância de atender às pautas municipalistas, que buscam garantir mais autonomia, recursos e apoio técnico às prefeituras.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que fortalecer os municípios é uma estratégia essencial para tornar o Estado mais eficiente e próximo da população. “Ser municipalista significa reconhecer que a vida das pessoas acontece nas cidades. Os municípios são os espaços imediatos de convivência e participação política do povo brasileiro, e devem ser respeitados no nosso arranjo federativo. Fortalecer as cidades não é apenas uma questão de justiça, mas de eficiência. A administração municipal chega aonde muitas vezes a União e os estados não conseguem chegar. Descentralizar é fornecer às prefeituras os meios e o apoio necessários para que atuem com mais autonomia e eficáci”, declarou.
Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reforçou que os gestores municipais representam o Brasil real, que enfrenta diariamente os desafios da administração pública em contato direto com a população. “Quando abrimos as portas para os municípios, na verdade, estamos abrindo as portas para o cidadão brasileiro. Cada gestor aqui presente carrega não apenas demandas administrativas, mas também os sonhos e necessidades de milhões de brasileiros. A Marcha é uma ação legítima e essencial para o fortalecimento da democracia. É o Brasil profundo dialogando com suas instituições centrais. Nossa Constituição estabeleceu um pacto federativo que precisa ser nutrido constantemente pelo diálogo. Os municípios são o ente federativo mais próximo do cidadão”, afirmou Alcolumbre”.