Acumulado de chuva em Aracaju supera média histórica do mês de maio; alagamentos causam interdições no trânsito

O total acumulado de chuva no mês de maio já chega a 408 mm na capital, superando a média histórica para o mês, que é de 275 mm. A informação consta em boletim divulgado nesta terça-feira, 20, pelo Comitê Operacional de Aracaju, coordenado pela Defesa Civil Municipal. 

A situação culminou em interdições emergenciais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito em alguns pontos da cidade e o desvio do trânsito por outras vias (confira abaixo). 

Segundo o Comitê, apesar do volume elevado, não houve registro de vítimas, desalojados ou desabrigados. Até às 12h22, três pontos de alagamento haviam sido identificados e duas situações que exigiram avaliação de risco de colapso estrutural. 

Não houve registros de inundações, deslizamentos, quedas de árvores ou interdições de imóveis. 

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas seis horas, o bairro Ponto Novo registrou um acumulado de 84 mm de chuva, sendo 43 mm em apenas uma hora, o maior volume do período. 

O boletim divulgado pelo comitê reúne informações do monitoramento meteorológico, ocorrências registradas e ações realizadas pelas equipes da Defesa Civil, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Pontos de interdição

Vias que foram impactadas pelos alagamentos sofreram intervenções pela SMTT. Até as 12h40 desta terça-feira, 20, foram registrados três pontos:

  • Desvio na região da Ministro Geraldo Barreto Sobral, no bairro Santo Antônio. O trânsito foi desviado para a avenida Marieta Leite, com saída na Adélia Franco, permitindo continuidade pelas avenidas Hermes Fontes ou Tancredo Neves.
  • Bloqueio na Gonçalo Prado Rolemberg com rua Coronel Stanley Silveira. A via está intransitável após o cruzamento devido ao acúmulo de água.
  • Bloqueio na avenida Pedro Valadares, próximo à Igreja Quadrangular. O desvio foi realizado antes da igreja por conta do alagamento da pista.

De acordo com o Comitê, bloqueios permanecem ativos até que o nível da água baixe e as vias sejam consideradas seguras para o tráfego.

Ações da Emsurb

Conforme o boletim, a Emsurb atendeu ocorrências de alagamentos na Rua Campo do Brito com Avenida Lagarto e na Avenida Construtor João Alves com Lagarto, e realizou a desobstrução de boca de lobo na Rua Acre.

Ações da Emurb

Ainda segundo o comitê, a Emurb desenvolve ações preventivas contra alagamentos, com a intensificação de serviços de drenagem em áreas críticas da cidade. Estão em andamento nesta terça-feira:

  • Limpeza de drenagem na Avenida Edézio Vieira de Melo, bairro Pereira Lobo;
  • Desobstrução de galerias na Rua Roberto de Morais, bairro Santos Dumont;
  • Recuperação de drenagem na Rua João Gêniton da Costa, bairro Jabotiana;
  • Limpeza e desobstrução de drenagem na Avenida Maranhão, região do 18 do Forte.

Previsão do tempo

A previsão indica que o tempo seguirá nublado, com chuvas de intensidade fraca a moderada, ao longo desta terça-feira, 20, até o fim da quarta-feira, 21. O alerta emitido pela Defesa Civil permanece vigente até as 10h20 da quarta-feira, com previsão de retorno à normalidade às 23h55 do mesmo dia.

Marés previstas

16h38 – 0.52

23h01 – 1.68

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.