Em entrevista exclusiva concedida ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, na manhã desta quarta-feira, 14, o diretor institucional da Iguá Saneamento, João Ribeiro, falou sobre o esgotamento sanitário de condomínios em Sergipe. Recentemente, a produção do programa recebeu denúncias de síndicos de condomínios relatando problemas na captação e destinação do esgoto.
Durante a entrevista, João explicou que existem questões técnicas que precisam ser avaliadas em relação ao tema, sendo uma delas a infraestrutura disponível nos locais de habitação.
“Boa parte, se não a maioria dos condomínios […] não usam um instrumento que é básico da questão sanitária, que é a caixa de gordura […] Quando você não utiliza a caixa de gordura, toda gordura coletada entope a rede e prejudica não somente o condomínio, mas toda a área que chega antes”, explicou.
Sobre esse aspecto, ele informou que a empresa continuará oferecendo o serviço para esses locais, que são considerados privados, mas pretende alinhar ações com os responsáveis pelos empreendimentos para melhorar a situação.
“É uma obrigação do condomínio levar o seu esgoto até a rua… Do mesmo jeito que o morador de uma casa, com muito sacrifício, construiu sua obra, interliga seu esgoto na calçada, a gente quer que os condomínios também façam isso. Não vamos paralisar o abastecimento, vamos resolver, e cada caso será discutido”, finalizou.