Concurso para professor efetivo da UFS recebe inscrições até o dia 15 de maio

Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS

Estão abertas até o dia 15 de maio as inscrições para o concurso público de professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). No total, há 11 vagas para os cursos de Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, História, Letras Libras, Psicologia, Letras e Teatro. 

O edital prevê a reserva de 30% (três vagas), para pessoas negras, além de 5% (uma vaga) para pessoas com deficiência.

Segundo a UFS, esse é o primeiro edital da história da instituição com esta previsão de vagas para pessoas negras, já que a Lei 12.990/2014 determina a reserva de 20%. 

Para concorrer às vagas reservadas a candidatos negros, o candidato deverá, no ato da inscrição, se autodeclarar negro em campo específico, conforme critérios de cor e raça utilizados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicar em campo específico, no momento da inscrição, se desejam optar por concorrer pelo sistema de reserva de vagas. 

A veracidade das informações será avaliada por comissão própria, designada pela UFS, com a presença obrigatória do candidato.

As datas, horários, locais de realização e comissões examinadoras poderão ser divulgados a partir da publicação da Relação Definitiva de Inscritos, sendo que o início das provas deverá ser realizado até 12 de outubro de 2025.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.