A Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizou uma visita técnica à Arena Batistão e ao Estádio Etelvino Mendonça, na última quarta-feira, 2, para avaliar as condições dos equipamentos esportivos como possíveis centros de treinamento para seleções durante a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. A inspeção contou com o acompanhamento da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Federação Sergipana de Futebol (FSF).
A equipe da FIFA analisou diversos aspectos da infraestrutura dos estádios, incluindo a qualidade do gramado, vestiários, iluminação, segurança, acessibilidade e demais requisitos exigidos para a recepção de delegações internacionais. A visita integra um cronograma de avaliações que a entidade está realizando em diversas cidades brasileiras, reforçando o potencial do Brasil como sede de treinamentos para a competição.
A secretária da Seel, Mariana Dantas, ressaltou a importância da possível escolha da Arena Batistão como base de treinamento. “A Arena Batistão é um dos principais palcos do futebol nordestino e conta com uma estrutura moderna, apta a atender às necessidades das seleções. Estamos trabalhando para garantir todas as condições necessárias para que as atletas tenham uma preparação de alto nível. A presença de uma seleção em Sergipe seria um grande estímulo para o futebol feminino e para o esporte sergipano”, afirmou.
Nos últimos anos, tanto a Arena Batistão quanto o Estádio Etelvino Mendonça passaram por reformas e melhorias estruturais, visando proporcionar maior conforto e modernização para atletas e torcedores. A Arena Batistão, em especial, já teve papel de destaque no cenário internacional ao servir como centro de treinamento da Seleção Japonesa durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014. Agora, com a nova avaliação da FIFA, os dois estádios reforçam seu potencial para, mais uma vez, receber seleções internacionais na Copa do Mundo Feminina de 2027.