A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou nesta segunda-feira, 31, um plano de ação para enfrentar a sazonalidade das doenças respiratórias em crianças. A iniciativa inclui ampliação de leitos, reforço na rede pediátrica e intensificação da vigilância epidemiológica.
O plano prevê a ampliação de leitos pediátricos, passando de 132 em 2023 para 375, um crescimento de 180%. Os leitos de UTI pediátrica também aumentaram de 10 para 33, um avanço de 230%. Além disso, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza contará com um Espaço de Apoio à Saúde Infantil para atender casos leves.
A Campanha de Reforço da Vacinação contra Influenza começa em 7 de abril, com o ‘Dia D’ marcado para 10 de maio. A vacina será distribuída a partir de 1º de abril e é destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes.
Outra novidade é a implantação de uma plataforma de telessaúde, que permitirá orientação remota com enfermeiros, disponível no site da SES das 7h30 às 22h a partir de 1º de abril.
O plano busca minimizar os impactos das doenças respiratórias infantis e reduzir internações, garantindo um atendimento mais eficaz à população.