Durante operação deflagrada nesta quinta-feira, 20, a Polícia Civil cumpriu cinco mandados de prisão contra um grupo criminoso especializado em lavagem de dinheiro provenientes do tráfico de drogas. A investigação, iniciada em 2022, identificou que esse grupo movimentadou cerca de R$ 20 milhões através de empresas de fachada.
Segundo as informações policiais, o grupo criminoso atuava na lavagem de dinheiro de uma organização criminosa sediada no estado da Bahia, comandada por Fagner Souza da Silva, conhecido como “Fal”. Identificado pela imprensa baiana como um dos traficantes mais perigosos do estado, Fal está detido no Conjunto Penal Masculino de Salvador desde 2014. Mesmo encarcerado, ele contava com o apoio da companheira e de outros familiares para ocultar e dissimular a origem dos valores provenientes do tráfico de drogas.
A investigação revelou que o grupo utilizava diversas pessoas jurídicas de fachada, principalmente do setor de confecção, para movimentar o dinheiro ilícito. Durante o período de afastamento do sigilo bancário e fiscal, foi constatada a movimentação de valores que se aproximam de R$ 20 milhões.
A ação aconteceu simultaneamente nas cidades de Aracaju (SE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Salvador (BA) e Simões Filho (BA). Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca domiciliar, além do sequestro de veículos, bloqueio de valores contidos em contas bancárias e apreensão de bens imóveis registrados em nome de investigados e empresas envolvidas. As medidas judiciais foram deferidas pela 3ª Vara Criminal de Aracaju, com parecer favorável do Ministério Público.