Câmara de Aracaju adia votação de empréstimo de R$ 161 milhões para compra de ônibus elétricos

Foto: CMA

Durante sessão na Câmara de vereadores de Aracaju nesta quinta-feira, 20, os parlamentares decidiram adiar a votação do projeto que trata do pedido de autorização para a Prefeitura realizar um empréstimo de R$ 161 milhões para a compra de 30 ônibus elétricos, usina de geração de energia solar e 15 carregadores.

Na tribuna, o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe destacou as vantagens ambientais e econômicas do uso de ônibus elétricos. “Cada ônibus elétrico evita a emissão de aproximadamente 125 mil quilos de gás carbônico na atmosfera. Apesar de o investimento inicial ser mais alto, o retorno financeiro ocorre em até oito anos, e a vida útil do veículo é de 15 anos, enquanto o modelo a diesel dura, em média, 10 anos. Além disso, os ônibus elétricos oferecem maior conforto para a população”, explicou.

O superintendente também ressaltou que o valor do empréstimo pode variar conforme a taxa de juros. Ele ainda esclareceu que a utilização de ônibus movidos a gás não é viável, pois esses veículos não possuem certificado de adequação à legislação de trânsito vigente.

Apesar das explicações, os vereadores consideraram que as informações apresentadas ainda são insuficientes para deliberar sobre a aprovação do projeto. Com isso, a votação do PL 108/2025 foi adiada e deve retornar à pauta na próxima terça-feira, 25.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.