Zona permitida, maiores de 18 anos e uso de capacete: confira orientações quanto ao uso dos patinetes elétricos

Reprodução: PMA

Após o lançamento dos patinetes elétricos no último sábado, 15, como uma alternativa de transporte, a Prefeitura de Aracaju fez recomendações para uso mais seguro e eficiente dos equipamentos. As orientações foram divulgadas após questionamentos da população.

Entre as recomendações, a prefeitura orienta que o uso dos patinetes elétricos só pode ser feito por pessoas acima dos 18 anos e deve ser utilizado apenas para uma pessoa. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o transporte de duas ou mais pessoas compromete o equilíbrio e aumenta o risco de acidentes.

Para evitar maiores riscos, a SMTT orienta também para o uso de capacete. O acessório de segurança não é, portanto, obrigatório, mas pode proteger o usuário em caso de acidentes. O veículo pode chegar até os 20km/h.

Após imagens de patinetes “deixados” em esquinas ou no meio de calçadas, a SMTT fez recomendações quanto aos locais em que os patinetes podem circular e serem estacionados. Atualmente existem 160 estações de estacionamento espalhados pela cidade, onde os usuários podem pegar e deixar os patinetes. Para localizar as estações, o usuário pode consultar no próprio aplicativo da Jet.

Equipados com GPS, os patinetes seguem um sistema de controle de áreas. Em zonas permitidas, o usuário pode se deslocar livremente, e nas zonas proibidas, o equipamento para automaticamente. Se o patinete for deixado em uma dessas áreas restritas, a conta do usuário pode ser suspensa. Para retomar o trajeto, será necessário empurrar o veículo até uma zona liberada.

Caso o usuário saia da zona permitida, o veículo tem a velocidade reduzida automaticamente para 5km/h e o usuário é contatado. Caso ele não retorne para a zona segura, o patinete será rastreado e a conta do usuário pode ser suspensa.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.