Em entrevista ao Jornal da Fan desta sexta-feira, 28, a delegada da Delegacia da Mulher (DEAM), Lara Schuster, compartilhou algumas recomendações para garantir a segurança das mulheres durante os festejos carnavalescos.
“Pós-carnaval nós realizamos alguns registros de estupros, de situações em que as mulheres não lembram do que aconteceu exatamente. Então, a gente pede a atenção que se for se retirar do local derrame a bebida, não volte e consuma aquela bebida que lico ali sem ser observada por você. Não tome bebidas sem procedência, que você não sabe o que é que tem ali dentro. Se for se afastar para um local, usar o banheiro, por exemplo, vá sempre acompanhada. Então essas são algumas dicas que a gente passa aqui e que são importantes nesse tempo de festas”, recomendou.
A delegada também reforçou que o crime de importunação sexual é mais presente durante esses festejos e pode resultar em prisão em flagrante.
“Em momentos de grandes festejos, a gente observa alguns excessos no consumo de álcool e isso gera alguns transtornos. Infelizmente, o crime de importunação sexual é uma ocorrência bastante frequente nesse tipo de evento. É um crime grave, é um crime que cabe prisão em flagrante, não cabe arbitramento de fiança pela autoridade policial, então a pessoa fica realmente presa, após a lavratura do auto flagrante, até determinação judicial posterior. A importunação sexual pode ser praticada por homens ou por mulheres, mais frequentemente praticado por homens. Então aquele beijo roubado, aquele apalpar a parte íntima da mulher, tudo isso configura a prática da importunação. A partir de 2018, esse crime passou a ser tipificado com uma pena de 1 a 5 anos, antes era considerada uma contravenção penal, então era feito procedimento e a pessoa era liberada.”, explicou.