Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em Sergipe entregaram cerca de 200 próteses dentárias, ao longo de 2024, promovendo mais qualidade de vida para a população. Integradas à Política Nacional de Saúde Bucal ‘Brasil Sorridente’, essas unidades oferecem atendimento especializado, sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Os CEOs funcionam como centros de especialidades odontológicas e estão localizados nos municípios de Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto. Além de atender os moradores dessas cidades, as unidades também recebem usuários encaminhados de municípios vizinhos, ampliando o acesso aos serviços.
A cirurgiã-dentista e especialista em prótese dentária, Dalete Vidal, destaca a importância do serviço oferecido nos CEOs. “É um momento muito esperado pelos usuários e por nós, profissionais. Desenvolvemos não apenas a autoestima, mas também a mastigação e a fonética, permitindo que as pessoas voltem a sorrir com confiança”, afirma.
Ela explica que a ausência dos dentes pode causar sérios impactos na saúde e na qualidade de vida. “Quando os usuários perdem os dentes, enfrentam dificuldades na alimentação e deixam de consumir nutrientes essenciais. Isso pode levar a restrições alimentares severas. Com a prótese, há um período de adaptação, mas depois eles conseguem retomar uma alimentação mais variada e equilibrada”, pontua.
A dentista também reforça a necessidade de cuidados regulares. “Os usuários devem visitar o dentista a cada seis meses para acompanhamento. As próteses não são permanentes, pois o rosto muda com o tempo, o que pode afetar o encaixe. A higiene também é essencial: escovar a prótese, limpar a gengiva e evitar dormir com ela”, alerta.
Transformação
A lavradora Valmira Santos, que aguardava a prótese, comemorou a conquista. “Estou muito feliz. Agora, posso sorrir sem vergonha e me alimentar melhor”, conta.
O agricultor Gilvando Barbosa também relatou a mudança que a prótese trouxe para sua vida. “Antes, era difícil até para falar e comer. Agora, até minha voz mudou. Nota dez o atendimento de todos que trabalham aqui. Sempre que venho, sou bem tratado”, destaca.
A agricultora aposentada Maria dos Santos destacou o impacto positivo na sua rotina. “Agora, posso comer melhor e sorrir sem medo. O atendimento aqui é ouro na balança”, frisa.
A lavradora Neide Batista também expressou sua felicidade. “Estou me sentindo renovada. Faz um ano e meio que não consigo comer direito. Agora, finalmente, posso voltar a me alimentar normalmente e sorrir com confiança”, relata.
Funcionamento
Os CEOs são descentralizados para garantir que a população tenha acesso ao tratamento odontológico em suas regiões. O atendimento começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde os usuários são avaliados e encaminhados para os serviços especializados nos CEOs. Pessoas com deficiências têm prioridade no atendimento.
Com a ampliação do serviço e a entrega de mais próteses, a expectativa é que cada vez mais sergipanos tenham acesso a um sorriso renovado e mais qualidade de vida.