A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está dando um passo decisivo para fortalecer a Vigilância em Saúde nos municípios sergipanos. Por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), a SES promoveu um encontro estratégico que reuniu coordenadores municipais para alinhar diretrizes e aprimorar o monitoramento de doenças como covid-19, dengue, tuberculose, hanseníase e infecções sexualmente transmissíveis.
A reunião reforçou a importância da troca de informações entre Municípios e o Estado, fortalecendo a capacidade de resposta a situações emergenciais e garantindo a qualidade dos serviços prestados à população. Com essa iniciativa, a SES reafirma seu compromisso com a segurança sanitária e a qualidade da saúde pública em Sergipe.
Para o enfermeiro e coordenador de Vigilância do município de Cumbi, João Oliveira, a reunião foi importante para conhecer outros setores da vigilância em saúde e entender os seus fluxos referentes, por exemplo, a notificação de agravos, vigilância do óbito e mortalidade. “ Isso fortalece nosso conhecimento como profissionais e gestores do SUS, além de facilitar a comunicação e o acesso à assistência e gerenciamento em saúde para a população. É um momento de alinhamento de fluxos e de aprendizado, permitindo renovar e ampliar nosso conhecimento”, afirma.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica do município de Ribeirópolis, Luiz Carlos da Silva, também destacou a importância desse encontro, que serve como um alinhamento estratégico entre profissionais da área. “ É um momento importante para compartilhar informações e agregar conhecimento por meio do contato com os setores e áreas técnicas. Essa interação entre os coordenadores estaduais e as áreas técnicas fortalece o trabalho em conjunto e contribui para a melhoria das ações em saúde”, pontua.