Sergipe fechou o último trimestre de 2024 com a histórica menor taxa de desemprego, é o que revelam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira, 14, e analisada pelo Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
Segundo a pesquisa, o estado encerrou o ano com a taxa em 8,4%, o que representa a redução de 2,8 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2023.
A taxa de desocupação no 4º trimestre de 2024, de 8,4%, manteve-se estável em relação ao trimestre anterior. O dado reflete que o estado conseguiu manter um nível baixo de desemprego.
A Pnad também mostrou que a taxa de informalidade no 4º trimestre de 2024 em Sergipe também apresentou redução, ficando em 49,2%, uma queda de 2,7 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior e de um ponto percentual em relação ao trimestre anterior. O dado mostra que uma maior parte da população trabalhadora está conseguindo acessar empregos formais, com direitos e benefícios assegurados pela legislação, como carteira assinada, aposentadoria, FGTS, entre outros.