O final de semana em Sergipe começa com previsão de chuvas fortes em todo o estado. A Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) renovou o alerta de chuvas moderadas a intensas, acompanhadas de ventos fortes, trovoadas, possibilidade de granizo e descargas elétricas até esta sexta-feira, 7 de fevereiro.
De acordo com o boletim emitido nesta quinta-feira, 6, o acumulado de chuva pode ultrapassar os 50 mm, com ventos de até 60 km/h nas próximas 24 horas. A Semac alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de pequenos córregos, rios e lagoas.
A instabilidade atmosférica que afeta o estado faz parte de um fenômeno mais amplo que atinge o Nordeste do Brasil. A interação entre o escoamento em níveis altos da atmosfera, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), somada ao aquecimento e à umidade do Oceano Atlântico, favorece o deslocamento de nuvens carregadas para a região.
No alto sertão sergipano, o município de Gararu registrou 13 mm de chuva em 24 horas. Na capital, Aracaju, o acumulado entre a tarde de quarta-feira, 5, e a manhã desta quinta-feira foi de 30 mm. Dentre os 75 municípios sergipanos, Ilha das Flores foi a cidade mais afetada, com 47 mm de chuva.
Em Brejo Grande, município da região do Baixo São Francisco, moradores se surpreenderam na manhã desta quarta-feira, 5, com uma chuva de granizo. O fenômeno foi registrado em vídeo por algumas pessoas.