Cidade
- Início •
- Blog
VÍDEO: Passageiro denuncia condições precárias em ônibus do transporte público: "O piso vai ceder a qualquer momento"
Da redação
15/01/2025
A precariedade dos ônibus do transporte coletivo na Grande Aracaju tem gerado indignação entre os passageiros. Um internauta gravou um vídeo denunciando as condições alarmantes de um veículo em que o piso estava solto, permitindo que os passageiros enxergassem o asfalto ao fazer força sobre a estrutura. O registro foi feito na manhã desta quarta-feira, 15, em um ônibus da Viação Tropical, do Grupo Progresso, que faz a linha 031 – Eduardo Gomes/Desembargador Maynard.
O vídeo foi feito pelo auxiliar administrativo Antônio Neto, no momento em que ele seguia para o Centro de Atendimento ao Cidadão do Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Em entrevista ao Portal Fan F1, ele relatou o momento de medo ao visualizar, de dentro do ônibus, a camada de asfalto da avenida Governador Marcelo Déda.
“Quando pisei no chão e vi o asfalto, senti desespero. A sensação era de que o ônibus poderia quebrar, pegar fogo ou partir no meio a qualquer momento. O piso vai ceder a qualquer momento”, relatou o passageiro.
A denúncia também aponta problemas estruturais, como ferrugem visível e pintura descascada. “Os bancos estavam moles e quebrados, as cadeiras altas estavam soltas e o elevador para pessoas com deficiência não funcionava. A passagem custa R$ 4,50, mas o serviço é um desrespeito ao cidadão. A empresa sequer repõe peças ou conserta os bancos amolecidos”, desabafou.
Licitação do transporte
Na última semana, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, anunciou durante coletiva a imprensa o cancelamento do processo licitatório do transporte público. Ela informou ainda um novo processo licitatório que deverá acontecer no prazo de seis meses, enquanto as empresas terão até 60 dias para se reestruturarem e continuarem operando.