Nacional
- Início •
- Blog
Enem: Brasil teve 12 notas mil em 2024; uma da rede pública
Da redação
13/01/2025
Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil
A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 12 participantes que atingiram a nota máxima de mil na redação, com destaque para a disparidade entre as escolas públicas e privadas. Apenas um dos estudantes que alcançou a pontuação máxima provém de uma escola pública, o que destaca a desigualdade no acesso à educação de qualidade no Brasil.
Os estados que apresentaram participantes com nota mil na redação foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal. Esse número reflete a diversidade geográfica dos estudantes que se destacaram na avaliação.
Em um balanço sobre os resultados, o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos, marcando um aumento de 15 pontos em relação à edição de 2023, quando a média foi de 645 pontos. Para o ministro, esse crescimento é um reflexo positivo da evolução da proficiência dos estudantes brasileiros: “Um aumento significativo, de 15 pontos, na proficiência média, quando comparado a 2023”, avaliou.
Camilo Santana também revelou planos para reconhecer os esforços de melhoria da qualidade da educação básica no país. “Em breve, vamos anunciar à imprensa e à população brasileira as categorias de reconhecimento dos esforços de melhoria da qualidade da educação básica no nosso país por município, por estado, por rede, por escola”, afirmou. O ministro explicou que esse reconhecimento tem o objetivo de dar maior transparência aos resultados e destacar as iniciativas que contribuem para a elevação do nível educacional no Brasil.