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Governo lança edital de PSS para contratação de professores de Libras na rede estadual

Da redação

10/01/2025


Foi lançado nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial do Estado, um edital para Processo Seletivo Simplificado (PSS) voltado à contratação temporária de professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as unidades da rede pública estadual.

Ao todo, serão ofertadas 37 vagas, e os interessados deverão se inscrever pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, na aba Editais e Seleções – Inscrições. O edital completo pode ser consultado no site da pasta. 

O PSS contempla três perfis de contratação: Professor de Libras como primeira língua (L1), voltado para surdos, com formação em Licenciatura em Letras Libras ou Letras/Libras-Língua Portuguesa; Professor de Libras como segunda língua (L2), voltado para o Nível Superior, que prioriza surdos e contempla ouvintes com a mesma formação; Professor de Libras como segunda língua (L2), voltado para o Nível Médio e exige certificações específicas, como o Prolibras ou cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Duas etapas serão realizadas no processo. Na primeira, será feita uma avaliação de títulos, com uma análise de documentos acadêmicos e profissionais. Já a segunda etapa terá uma prova prática, onde os candidatos irão ministrar uma aula sobre temas pré-definidos, avaliando fluência, didática e metodologia.

Os candidatos aprovados terão cargas horárias variáveis. Para os inscritos do Nível Médio, a carga horária será de 30 horas semanais; já para os inscritos do Nível Superior, a carga horária é de 125 a 200 horas semanais. Os professores atuarão em diferentes funções, como ministrar cursos de Libras, elaborar materiais pedagógicos, acompanhar projetos formativos e monitorar atividades pedagógicas em ambiente presencial ou virtual.

Os aprovados serão classificados conforme pontuação e lotados nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) ou no Centro de Apoio ao Surdo (CAS), atendendo às demandas da rede estadual de ensino.

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