Cidade
- Início •
- Blog
Após morte de vigilante em petrolífera, Crea afirma que Carmo Energy está irregular
Da redação
08/01/2025
Foi sepultado na tarde desta quarta-feira, 8, no cemitério do povoado Saco Torto, em Malhador, o corpo de Douglas Alves, de 30 anos. O vigilante morreu em uma área operacional da empresa Carmo Energy enquanto trabalhava na noite dessa terça-feira, 7, após ser esmagado por um equipamento de extração de petróleo, conhecido como “cavalo de pau”, no povoado Bonfim, em Divina Pastora.
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi identificada como um choque torácico. Douglas residia em Malhador. Ele deixa esposa e filha.
Por meio de nota, a Carmo Energy lamentou a morte do colaborador terceirizado e informou que está prestando assistência à família. A empresa destacou que o vigilante realizava uma atividade de rotina em uma área restrita e sem obras em andamento. “Os detalhes sobre o ocorrido estão sendo apurados para que as causas do acidente sejam esclarecidas. Reforçamos nosso compromisso com a segurança no trabalho e com a preservação de vidas, um dever coletivo de todos os profissionais e da companhia”, diz a nota.
Fiscalização
O caso trouxe à tona irregularidades envolvendo a operação da Carmo Energy no estado. Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), a empresa opera desde 2022 sem registro no órgão, sem apresentar seu quadro técnico e sem um responsável legal pelas atividades.
“O registro da empresa e do quadro técnico é imprescindível para identificar os responsáveis pelas operações e garantir a segurança no trabalho”, afirmou o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.
O Crea-SE enviou fiscais ao local do acidente nesta quarta-feira, 8, e constatou que durante o ocorrido as medidas de segurança foram atestadas por um engenheiro de segurança que não possui vínculo com a Carmo Energy. Apesar das notificações e autuações anteriores, a empresa não regularizou sua situação perante o órgão e segue sem registro no Crea.
“O Conselho reitera que tem adotado as medidas necessárias administrativamente e juridicamente para que a Carmo Energy se regularize junto ao Conselho, em observância aos princípios éticos profissionais”, afirmou o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.
A Carmo Energy entrou em contato com o presidente do Crea-SE e informou que vai regularizar a situação até a próxima semana.