Política
- Início •
- Blog
Pressão da Torre teria relação com a auditoria prometida por Emília? Receio de uma nova ‘Torre de Babel’?
Por Narcizo Machado
30/12/2024
Bastidores
Por Narcizo Machado
Antes de abordar os fatos, é preciso dizer que no serviço público os prazos de pagamentos têm rito diferente. Por exemplo, a Torre dizer que pagamentos de outubro e novembro estão em atraso, sem detalhar prazos burocráticos, parece uma piada. Explico.
O anúncio da empresa da suspensão dos serviços de limpeza pública em Aracaju precisa de maiores explicações. Cada nota teria, na prática, 30 dias de prazo após apresentada e empenhada para ser paga. Em que data a Torre apresentou essas notas?
Sem estas informações, a sociedade será jogada numa polêmica como fantoche e prejudicada pela suspensão de um serviço essencial sem que haja motivos para isso. Quer dizer, motivos podem existir, e eles podem não estar no argumento do atraso.
Como perguntar não ofende: estaria a Torre, preocupada com o anúncio de Emília de que fará auditoria nos contratos e temente de uma nova ‘Torre de Babel’?
Com a palavra, a empresa.
TORRE DE BABEL
Sob o comando de Danielle Garcia, o Departamento de Repressão contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), investigou contratos de lixo em Aracaju e levou o dono da Torre para a prisão. O fato aconteceu em 2017.
NOTA PÚBLICA DIVULGADA PELA TORRE
A TORRE EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÃO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, informa, com grande pesar, a interrupção dos serviços de limpeza urbana na cidade de Aracaju a partir desta data.
A decisão foi tomada devido à falta de recursos financeiros ocasionada pela inadimplência da Prefeitura Municipal, que não efetuou os pagamentos referentes aos serviços prestados nos meses de setembro, outubro e novembro. O montante em aberto soma aproximadamente R$ 40 milhões.
Ressaltamos que, desde 1994, a Torre tem prestado serviços de limpeza pública em Aracaju, sendo reconhecida pela excelência e regularidade. Pesquisas realizadas pela Prefeitura apontam que este é o serviço público mais bem avaliado da administração municipal. Além disso, moradores, turistas e visitantes frequentemente destacam Aracaju como uma das cidades mais limpas do Brasil. Recentemente, a revista Veja publicou uma pesquisa que posicionou Aracaju como a cidade mais limpa do Nordeste e uma das cinco capitais mais limpas do país.
Apesar da inadimplência, a Torre priorizou o pagamento do décimo terceiro salário, benefícios e impostos de seus colaboradores. No entanto, a ausência de pagamento pelos serviços executados inviabilizou o cumprimento de compromissos com fornecedores essenciais, como combustíveis, peças e pneus, resultando na impossibilidade de manter a operação.
A empresa buscou, sem sucesso, diálogo com o prefeito de Aracaju e o secretário da Fazenda Municipal para tratar da situação e evitar a paralisação dos serviços. Ainda assim, a Torre permanece à disposição das autoridades municipais para buscar uma solução que permita a retomada dos serviços, evitando maiores transtornos à população, turistas e visitantes.
Reafirmamos nosso compromisso com a cidade de Aracaju e com a qualidade dos serviços prestados.
Esperamos que esta situação seja resolvida o mais breve possível para que possamos continuar contribuindo para o bem-estar e a limpeza urbana da nossa capital.
Aracaju-SE, 30 de dezembro de 2024.
A direção da Torre Empreendimentos